comunicação organização empresa comunicação empresarial pandemia Comunicação Empresarial Comunicação, do latim communicare, é a necessidade de qualquer ser de compartilhar, trocar opiniões e mensagens, através de sinais, gestos ou palavras. Este processo consiste na transmissão de informações entre um emissor e um receptor, que interpreta determinada mensagem e a responde. No ramo empresarial, este processo ocorre entre a organização e o público - seja ele interno ou externo - transmitindo informações, a fim de melhorar a imagem, aumentar o engajamento do público com a organização e alcançar resultados. A comunicação empresarial ocorre em diversas classes sociais e atinge pessoas de diferentes personalidades, crenças e necessidades. Tavares (2007) cita que a comunicação empresarial ocorre "entre a organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e sociedade em geral". Mas, a quem se destina a comunicação empresarial? Público Interno Para atingir seus objetivos, a organização depende do bom desempenho de seu público interno, que são seus colaboradores, fornecedores e parceiros. Segundo Marques (1996) a comunicação interna é um conjunto de atividades efetuadas por uma organização para a criação e manutenção de boas relações com e entre os seus membros, através do uso de diferentes meios de comunicação que os mantêm informados, integrados e motivados para contribuir com o seu trabalho, para que se alcancem objetivos organizacionais. A comunicação empresarial interna pode ser realizada através de comunicação aberta e direta, de forma vertical (entre superiores e subordinados), horizontal (entre colaboradores de mesmo nível hierárquico) e transversal (entre todas as direções e níveis), prezando pela transparência e trabalho em equipe. Alguns exemplos são: reuniões presenciais regulares, comunicados on-line, e-mail corporativo, redes sociais e etc. Público Externo A comunicação empresarial externa consiste na divulgação e disseminação de informações para o público externo da organização, com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. É importante ter cautela e saber se posicionar perante a esse público, visto que se tratam de consumidores satisfeitos ou insatisfeitos. Além de propaganda, pode ser feita através de assessoria de imprensa, branding, gestão de redes sociais, campanhas institucionais, relações públicas e etc. Kotler (2008) cita que para um processo comunicativo eficaz, existem oito etapas que devem ser respeitadas: 1 - Determinação do público-alvo; 2 - Determinação dos objetivos de comunicação; 3 - Desenvolvimento da mensagem; 4 - Seleção dos canais de comunicação; 6 - Decisão sobre o mix de comunicação; 7 - Mensuração dos resultados; 8 - Administração do processo de comunicação integrada de marketing. Ao ser definida a abordagem do público e o posicionamento da organização perante a eles, os benefícios para a instituição serão: Bom relacionamento e clima organizacional Uma instituição com comunicação ordenada, desenvolve colaboradores que se identificam, se sentem parte da instituição e que darão o seu melhor, engajados com os objetivos. Promove motivação, comprometimento, permitindo que a empresa atue de forma integrada, proporcionando maior produtividade; além de evitar ruídos internos. Melhora na imagem da empresa Colabores satisfeitos internamente, repassam isso para o público externo. O respeito e credibilidade se torna mútuo, dada a identificação do público com a organização. Precisão nos processos O número de falhas nos processos é reduzido, há interação e os colaboradores sabem o que deve ser feito. Estes se sentem mais responsáveis e realizam suas atividades de maneira prática e objetiva. Destaque no mercado É construída uma ligação entre o mercado e a instituição, fortalecendo sua reputação e posicionamento, se destacando entre os concorrentes. Geração de resultados Em consequência, os resultados financeiros serão impactados de forma positiva. Estudos feitos pela companhia americana Willis Towers Watson, revelam que uma comunicação empresarial eficaz proporciona uma valorização de 47% na bolsa de valores, em um período de 5 anos, comparado com empresas que não investem em comunicação. Comunicação Empresarial em tempos de pandemia Embora seja um período de muitos desafios, o que a princípio foi um grande impacto, se tornou um meio para muitas instituições reformularem suas estratégias e desenvolverem novas ações que gerem maior identificação de seus públicos ao propósito da instituição. Foi preciso criatividade e rápida adaptação, onde foram empregadas formas de comunicação não utilizadas anteriormente. Na modalidade home-office, as ferramentas de gestão e comunicação digital mostram-se cada vez mais indispensáveis para as rotinas corporativas e até mesmo pessoais, tornando-se essenciais para a comunicação com seu público interno e externo. Fontes de pesquisa: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4451/5/TCCG%20-%20Jornalismo%20-%20Da%C3%ADse%20Cristina%20de%20S%C3%A1%20Pinheiro.pdf http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/IComunica.pdf https://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/feedback.html https://www.unimonte.br/blog/comunicacao-externa-e-interna-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/ https://eadbox.com/importancia-da-comunicacao-empresarial/#Profissionais_engajados Última atualização em: 12/01/2021 14:17:44 - 80 Visualizações Lucas César Dantas Loreto Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Rio Preto, atualmente é Designer no Portal Educação da Netspeed.