Esse é o nosso segundo post falando sobre "Startup", hoje vamos mostrar como está o desenvolvimento desse modelo de negócio. Acompanhe!

O fato é que as Startups vêm crescendo mais a cada dia, no Brasil e no mundo. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em 2020, mostram que no país existem 12.700 Startups, sendo o 8.º país no mundo com maior número destas empresas. Entre as cidades, São Paulo é a 18.ª no mundo com 4 startups.

As principais 'startups' brasileiras, segundo o LinkedIn Top Startups 2020 são:

Menu: investida pela Ambev, a startup fundada em 2016, se trata de um e-commerce B2B que conecta distribuidores e indústrias, oferecendo produtos para estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes.

Loft: fundada em 2018, é uma plataforma digital que usa a tecnologia para simplificar a venda e compra de imóveis, promovendo obras por encomendas dos compradores. A startup usa recursos próprios para comprar apartamentos, reformá-los e depois revendê-los.

Consiga Mais: fundada em 2018 a fintech tem uma rede de 430 mil clientes, formada por empresas conveniadas, atuando em parceria com o departamento de Recursos Humanos dessas empresas, oferecendo empréstimo aos funcionários de forma ágil, prática e digital. Em 2020 foi adquirida pela fintech Neon.

Neon: fundada em 2016, a fintech é especializada em abertura, movimentação de contas-correntes digitais e emissão de cartões de débito, crédito e pré-pago em parceria com o Banco Votorantim.

Loggi: fundada em 2013, trata-se de um marketplace que tem como objetivo conectar uma frota gigante de motofretistas (conhecidos popularmente como motoboys) para atender toda a demanda oriunda do cenário B2B e do setor de e-commerce.

No mundo, segundo dados divulgados em 2019 pela Hurun Global Unicorn List, a China lidera e supera até mesmo os EUA, seguido de Índia, Reino Unido e Alemanha em número de unicórnios. Dos 494 unicórnios fundados a partir dos anos 2000 e que possuem capital fechado, a China concentra 206 deles em seu país, seguido pelos Estados Unidos, com 203. Entre as cidades, Pequim foi classificada como a capital dos unicórnios do mundo, com 82 dessas startups, à frente de São Francisco, com 55.

As startups mais valiosas do mundo segundo o Business Insider são:

Xiaomi: fundada em 2010, é uma fabricante de smartphones e outros acessórios eletrônicos. Foi a marca mais vendida na China, após ser passada pela Apple.

Uber: fundada na Califórnia em 2009, o unicórnio avaliado em US $41,2 bilhões, presta serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseado na localização, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi, conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada".

Airbnb: fundado em 2008, o site de casa compartilhada revolucionou o mundo dos negócios de acomodações e já prejudicou muitos hotéis no mundo todo. É a solução ideal para quem prefere se hospedar em uma casa, apartamento ou qualquer outro tipo de acomodação.

Palantir: fundada em 2004, a empresa de software e serviços de informática americana é especializada em análise de dados para o governo dos Estados Unidos e agências americanas como a CIA e o FBI.

Snapchat: fundado em 2012, é um aplicativo de mensagens com base de imagens que permite que os usuários enviem fotos e vídeos que automaticamente desaparecem após um determinado período de tempo.

Outros exemplos de unicórnios conhecidos atualmente, são:

Netflix: fundado em 1997, no auge do DVD e vídeo locadoras, a proposta era um delivery de DVD's. As locadoras não viam potencial na startup e mantiveram seu modelo de negócios, intenção que anos depois custou caro para as locadoras. De delivery, a Netflix abraçou as últimas tecnologias e apostou no streaming. Hoje a empresa vale bilhões, é referência no mundo inteiro e continua revolucionando o entretenimento televisivo e ameaçando indústrias centenárias.

Google: fundado em 1998, época em que os buscadores Altavista e Yahoo dominavam o mercado, a empresa não tinha resultados superiores aos concorrentes já tradicionais. Seu fundador Larry Page, sabia que precisava encontrar uma forma de lucrar ou então seria um negócio insustentável. Anos depois o Google é uma das maiores empresas do mundo, caminhando para valer US $1 trilhão.

SpaceX: fundada em 2002 por Elon Musk, a empresa americana presta serviços aeroespaciais e de transporte espacial, oferecendo serviços de lançamentos de pequenos satélites para o espaço a baixo custo.

Wish: criada nos Estados Unidos em 2010, se trata de uma plataforma de comércio eletrônico que oferece facilidades na relação entre consumidores e vendedores. Atualmente, é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo, rivalizando com a gigante chinesa AliExpress.

NuBank: fundada no Brasil em 2013, é a maior e mais valiosa startup brasileira, pioneira na área de serviços financeiros, operando cartões de crédito e contas digitais.

 

Fontes de pesquisa:

https://abstartups.com.br/pesquisas/

https://abstartups.com.br/mapeamento-de-comunidades/

https://i9startups.com/as-5-startups-mais-valiosas-do-mundo/

https://www.startse.com/noticia/startups/ranking-startups-linkedin

https://canaltech.com.br/startup/china-concentra-maior-numero-de-unicornios-a-frente-dos-eua-153229/

 

Postado em: 28/01/2021 09:35:18

O termo Startup, foi originado entre 1996 e 2001, durante a "bolha da internet", caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação baseadas na internet. 
 
Startup, trata-se de uma empresa nova no mercado, que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio preferencialmente repetível e escalável. Diferente do que é comumente definido e por mais que estas sejam vistas com frequência na internet - devido ao baixo custo e fácil propagação - não se limitam apenas a negócios digitais, necessitando de perfil inovador para se destacar das empresas tradicionais, em um cenário rodeado de incertezas e soluções para serem desenvolvidas.
 
São diferentes interpretações do significado real do que é uma Startup. Alguns dizem ser qualquer empresa pequena em seu período inicial, outros a definem como empresas com custos baixos de manutenção. 
 
As principais características que definem o que realmente é uma Startup estão inseridas no modelo de negócios.

 

Tipos de Startups
 
As startups podem ser divididas em tipos de negócios e nichos de atuação. Os principais tipos são:
 
B2B (Business to Business): em português, negócios para negócios, esse tipo de startup atende outras empresas ao invés do consumidor final diretamente. 
 
B2C (Business to Consumer): em português, negócios para consumidores, fornece um serviço para o consumidor final. 
B2B2C (Business to Business to Consumer): em português, negócios para empresas para consumidores, é utilizada quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o cliente final.
Os nichos são classificados de acordo com a área da empresa, que são: Fintech para o mercado financeiro, HealthTech para saúde e medicina, EdTech destinado a educação e LawTech relacionado ao direito. 


Startup Unicórnio


Termo criado em 2013 para startups que possuem avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares. A principal característica de uma startup unicórnio é a inovação no mercado a que pertence. 
Segundo dados da CB Insights, em janeiro de 2019, já existiam mais de 325 startups unicórnios no mundo, número que cresceu expressivamente nos últimos anos.

 

 

Postado em: 26/01/2021 10:24:42

Comunicação, do latim communicare, é a necessidade de qualquer ser de compartilhar, trocar opiniões e mensagens, através de sinais, gestos ou palavras. Este processo consiste na transmissão de informações entre um emissor e um receptor, que interpreta determinada mensagem e a responde. 

No ramo empresarial, este processo ocorre entre a organização e o público - seja ele interno ou externo - transmitindo informações, a fim de melhorar a imagem, aumentar o engajamento do público com a organização e alcançar resultados. 
 A comunicação empresarial ocorre em diversas classes sociais e atinge pessoas de diferentes personalidades, crenças e necessidades.

Tavares (2007) cita que a comunicação empresarial ocorre "entre a organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e sociedade em geral".
 Mas, a quem se destina a comunicação empresarial?

 

Público Interno

Para atingir seus objetivos, a organização depende do bom desempenho de seu público interno, que são seus colaboradores, fornecedores e parceiros. 

Segundo Marques (1996) a comunicação interna é um conjunto de atividades efetuadas por uma organização para a criação e manutenção de boas relações com e entre os seus membros, através do uso de diferentes meios de comunicação que os mantêm informados, integrados e motivados para contribuir com o seu trabalho, para que se alcancem objetivos organizacionais.

A comunicação empresarial interna pode ser realizada através de comunicação aberta e direta, de forma vertical (entre superiores e subordinados), horizontal (entre colaboradores de mesmo nível hierárquico) e transversal (entre todas as direções e níveis), prezando pela transparência e trabalho em equipe.

Alguns exemplos são: reuniões presenciais regulares, comunicados on-line, e-mail corporativo, redes sociais e etc.

 

Público Externo

A comunicação empresarial externa consiste na divulgação e disseminação de informações para o público externo da organização, com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. É importante ter cautela e saber se posicionar perante a esse público, visto que se tratam de consumidores satisfeitos ou insatisfeitos. 

Além de propaganda, pode ser feita através de assessoria de imprensa, branding, gestão de redes sociais, campanhas institucionais, relações públicas e etc.

Kotler (2008) cita que para um processo comunicativo eficaz, existem oito etapas que devem ser respeitadas: 

1 - Determinação do público-alvo; 

2 - Determinação dos objetivos de comunicação;

3 - Desenvolvimento da mensagem;

4 - Seleção dos canais de comunicação;

6 - Decisão sobre o mix de comunicação;

7 - Mensuração dos resultados;

8 - Administração do processo de comunicação integrada de marketing.

Ao ser definida a abordagem do público e o posicionamento da organização perante a eles, os benefícios para a instituição serão:


Bom relacionamento e clima organizacional

Uma instituição com comunicação ordenada, desenvolve colaboradores que se identificam, se sentem parte da instituição e que darão o seu melhor, engajados com os objetivos. Promove motivação, comprometimento, permitindo que a empresa atue de forma integrada, proporcionando maior produtividade; além de evitar ruídos internos. 

 

Melhora na imagem da empresa

Colabores satisfeitos internamente, repassam isso para o público externo. O respeito e credibilidade se torna mútuo, dada a identificação do público com a organização.
 
Precisão nos processos

O número de falhas nos processos é reduzido, há interação e os colaboradores sabem o que deve ser feito. Estes se sentem mais responsáveis e realizam suas atividades de maneira prática e objetiva.

 

Destaque no mercado

É construída uma ligação entre o mercado e a instituição, fortalecendo sua reputação e posicionamento, se destacando entre os concorrentes.

 

Geração de resultados

Em consequência, os resultados financeiros serão impactados de forma positiva.  Estudos feitos pela companhia americana Willis Towers Watson, revelam que uma comunicação empresarial eficaz proporciona uma valorização de 47% na bolsa de valores, em um período de 5 anos, comparado com empresas que não investem em comunicação.

 

Comunicação Empresarial em tempos de pandemia

Embora seja um período de muitos desafios, o que a princípio foi um grande impacto, se tornou um meio para muitas instituições reformularem suas estratégias e desenvolverem novas ações que gerem maior identificação de seus públicos ao propósito da instituição.

Foi preciso criatividade e rápida adaptação, onde foram empregadas formas de comunicação não utilizadas anteriormente. Na modalidade home-office, as ferramentas de gestão e comunicação digital mostram-se cada vez mais indispensáveis para as rotinas corporativas e até mesmo pessoais, tornando-se essenciais para a comunicação com seu público interno e externo.

 

Fontes de pesquisa:

https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4451/5/TCCG%20-%20Jornalismo%20-%20Da%C3%ADse%20Cristina%20de%20S%C3%A1%20Pinheiro.pdf

http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/IComunica.pdf

https://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/feedback.html

https://www.unimonte.br/blog/comunicacao-externa-e-interna-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/

https://eadbox.com/importancia-da-comunicacao-empresarial/#Profissionais_engajados

 

Postado em: 12/01/2021 11:27:59