Soft Skills: Saiba quais são as competências que estão em alta no mercado de trabalho As habilidades comportamentais, conhecidas como Soft Skills, tornou-se um assunto de grande interesse dos gestores das empresas, pois são habilidades que facilitam o desempenho e desenvolvimento no âmbito profissional, por esse motivo, as pessoas que possuem as Soft Skills, tem sido alvo certeiro, no processo de seleção. Algumas habilidades comportamentais podem ser observadas logo no início do processo de recrutamento, como: a forma que o indivíduo se comunica, o comportamento apresentado antes da realização de uma dinâmica, ou seja, se ele se apresenta ansioso ou mais tranquilo, esses detalhes comportamentais, podem ser observadas inicialmente, e serão mais exploradas no decorrer do processo. Hoje, os indivíduos que apresentam as Soft Skills bem desenvolvidas, têm grandes vantagens no mercado de trabalho. Mas, afinal o que é Soft Skills? São habilidades comportamentais que não podem ser medidas ou certificadas, estão ligadas às atitudes e aos hábitos dos profissionais, inclusive dentro e fora da empresa. Diferente das Hards Skills, habilidades que adquirimos através de estudos e comprovadas por certificações, por exemplo. Porém, essas habilidades podem ser desenvolvidas, para isso, é importante que o indivíduo se conheça, a ponto de identificar o que precisa melhorar no que diz respeito às suas habilidades comportamentais, que pode ser dificuldade de comunicação, falta de otimismo, dificuldade de trabalhar em equipe. Desta forma, o autoconhecimento é de fundamental importância, estes pontos podem ser apresentados também, pelos líderes e gestores da empresa aos colaboradores, através de feedbacks, onde o indivíduo consegue visualizar os pontos a serem desenvolvidos. Competências comportamentais mais requisitadas pelas empresas: Durante um processo seletivo e apresentação do indivíduo pode-se identificar várias Soft Skills, porém as principais que as empresas buscam atualmente são: Comunicação - a habilidade de comunicação é de extrema importância para as empresas, pois é necessário que as pessoas consigam se comunicar de forma clara e objetiva, consigam se expressar, para que dessa forma os ruídos e as informações distorcidas possam ser evitados, e a comunicação se desenvolva de forma positiva, evitando possíveis problemas no desempenho da empresa. Além disso, a Soft Skills de comunicação é fundamental e imprescindível para os gestores e líderes, que lidam diretamente com suas equipes. Pensamento crítico - é importante que os indivíduos possuam um pensamento crítico, para que as situações possam ser resolvidas e desenvolvidas da melhor forma, para isso, o pensamento crítico diante das situações é fundamental. Deste modo, o colaborador precisa se impor diante dos acontecimentos, e com isso, ele se faz um colaborador ativo e presente. Liderança - o colaborador que apresenta a habilidade comportamental de liderança, é muito bem-visto pelas empresas, uma vez que os líderes serão responsáveis com os gestores, pelo desenvolvimento da equipe, dos profissionais que estão inseridos nela. Atitude positiva - As empresas valorizam pessoas que possuem atitudes positivas, que conseguem lidar com as adversidades de forma saudável, que desenvolvam ações que possam agregar na empresa ou no dia a dia do colaborador, que são otimistas, no trabalho e nas relações profissionais. Trabalho em equipe - saber trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil, porém é de extrema importância nas organizações, é preciso respeitar o próximo na sua individualidade e conseguir com as diferenças dos demais, executar o trabalho da melhor forma possível em equipe, esta é umas das habilidades que as empresas mais procuram nos indivíduos. Ética profissional - a ética é muito valorizada no ambiente de trabalho, pois isso diz muito sobre quem você é, sua conduta, seus valores, e a empresa precisa de colaboradores comprometidos e que tenham ética profissional. Inteligência emocional - a inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais que as empresas buscam, pois, o colaborador que possui inteligência emocional, dispõe de autoconhecimento. Portanto, consegue lidar com as frustrações, problemas, pressões e todas as adversidades relacionadas ao trabalho de forma diferente, afinal tem clareza dos seus objetivos profissionais e sabe onde quer chegar. Relacionamento interpessoal - é fundamental que o colaborador consiga desenvolver um bom relacionamento profissional entre os membros da empresa, que sejam empáticos, otimistas, para que possam contribuir de forma positiva, com a empresa, em um todo. Gestão de tempo - é importante que o colaborador gerencie o tempo de forma positiva, saiba priorizar o que é mais importante, e realize as suas atividades de forma organizada e estratégica, e para isso, saber gerenciar o tempo é fundamental. Última atualização em: 15/09/2020 14:32:20 - 52 Visualizações Rosangela Diniz Cursando ensino superior em Psicologia, hoje atua na Netspeed como produtora de videoaulas no Portal Educação.