Com a chegada da pandemia, a maioria das empresas tiverem que se reinventar e aderir à forma de trabalho em home office, medida que foi adotada para prevenir os colaboradores e seus familiares de uma possível contaminação.

Em meio à essas novas mudanças de local de trabalho e de adaptação, as organizações e lideranças começaram a se preocupar em como manter a equipe motivada trabalhando em home-office, tendo em vista a realidade do novo normal. As incertezas e dificuldades que estão sendo vivenciadas durante o período de pandemia, acabam diminuindo a motivação dos indivíduos em vários aspectos de suas vidas, inclusive no profissional. Desta forma, cabe aos organizadores e líderes das empresas, o papel de reversão dessa realidade no ambiente corporativo.

A liderança de uma equipe já é um trabalho que exige muito do profissional, pois o mesmo lida com perfis de colaboradores distintos e com diferentes situações diariamente, exigindo conhecimento, técnicas, saber comunicar-se bem, e sabedoria para solucionar os problemas. O que pode se tornar mais difícil, com o colaborador desenvolvendo suas atividades em casa.

Portanto, os gestores e líderes devem aderir algumas práticas para auxiliar os colaboradores a se manterem motivados trabalhando em home office, durante a pandemia.

Confira algumas dicas:

Converse sobre motivação de forma aberta com os seus colaboradores, busque saber o que os motiva e o que os desmotiva no trabalho home office, e através disso, procure soluções que possam auxiliá-los, e melhorar sua rotina, agregando a motivação a seu trabalho home office.

Realize dinâmicas motivacionais que podem ser realizadas em grupo, ou individuais de acordo com a necessidade apresentada pela equipe, através das dinâmicas grupais a interação entre os colaboradores da equipe são fortalecidas, o que é de total importância diante da atual realidade.

As burocracias existentes no ambiente de trabalho são de extrema importância para o positivo desenvolvimento das funções executadas pelos colaboradores. Porém, diante da realidade atual, algumas burocracias podem comprometer a agilidade do trabalho desenvolvido em home-office, por esse motivo, é importante reavaliar o que realmente se faz necessário e essencial a ser aplicado aos colaboradores, para que eles possam trabalhar o desenvolvimento de sua autonomia, aumentando assim, sua motivação e reforçando a sua responsabilidade individual e com a empresa.

O feedaback é de extrema importância e deve ser transmitido de forma clara e objetiva, para que o colaborador possa compreender a situação do seu desenvolvimento, os pontos positivos e também os que precisam ser melhorados, o que o auxiliará no seu desenvolvimento pessoal e profissional. O líder pode auxiliar o colaborador na busca de estratégias para desenvolver os pontos a serem trabalhados, para que ele se mantenha motivado e focado no objetivo, melhorando assim a sua produtividade e desenvolvimento profissional.

Também é importante que os colaboradores estejam engajados com as necessidades apresentadas pela empresa, cientes de seu objetivo e dispostos a colaborar para o seu alcance, mesmo que a distância.

A definição de prazos e tarefas é essencial para que o colaborador não fique deslocado quanto a realização de suas atividades, considerando que o mesmo não se encontra no local de trabalho empresarial é preciso gerenciar corretamente o tempo para que as funções sejam executadas e entregues conforme o planejamento.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem auxiliar para manter o seu colaborador motivado.

 

Postado em: 04/02/2021 11:15:05

As habilidades comportamentais, conhecidas como Soft Skills, tornou-se um assunto de grande interesse dos gestores das empresas, pois são habilidades que facilitam o desempenho e desenvolvimento no âmbito profissional, por esse motivo, as pessoas que possuem as Soft Skills, tem sido alvo certeiro, no processo de seleção.

Algumas habilidades comportamentais podem ser observadas logo no início do processo de recrutamento, como: a forma que o indivíduo se comunica, o comportamento apresentado antes da realização de uma dinâmica, ou seja, se ele se apresenta ansioso ou mais tranquilo, esses detalhes comportamentais, podem ser observadas inicialmente, e serão mais exploradas no decorrer do processo. Hoje, os indivíduos que apresentam as Soft Skills bem desenvolvidas, têm grandes vantagens no mercado de trabalho.

Mas, afinal o que é Soft Skills?

São habilidades comportamentais que não podem ser medidas ou certificadas, estão ligadas às atitudes e aos hábitos dos profissionais, inclusive dentro e fora da empresa. Diferente das Hards Skills, habilidades que adquirimos através de estudos e comprovadas por certificações, por exemplo.

Porém, essas habilidades podem ser desenvolvidas, para isso, é importante que o indivíduo se conheça, a ponto de identificar o que precisa melhorar no que diz respeito às suas habilidades comportamentais, que pode ser dificuldade de comunicação, falta de otimismo, dificuldade de trabalhar em equipe. Desta forma, o autoconhecimento é de fundamental importância, estes pontos podem ser apresentados também, pelos líderes e gestores da empresa aos colaboradores, através de feedbacks, onde o indivíduo consegue visualizar os pontos a serem desenvolvidos.

Competências comportamentais mais requisitadas pelas empresas:

Durante um processo seletivo e apresentação do indivíduo pode-se identificar várias Soft Skills, porém as principais que as empresas buscam atualmente são:

Comunicação - a habilidade de comunicação é de extrema importância para as empresas, pois é necessário que as pessoas consigam se comunicar de forma clara e objetiva, consigam se expressar, para que dessa forma os ruídos e as informações distorcidas possam ser evitados, e a comunicação se desenvolva de forma positiva, evitando possíveis problemas no desempenho da empresa.

Além disso, a Soft Skills de comunicação é fundamental e imprescindível para os gestores e líderes, que lidam diretamente com suas equipes.

Pensamento crítico - é importante que os indivíduos possuam um pensamento crítico, para que as situações possam ser resolvidas e desenvolvidas da melhor forma, para isso, o pensamento crítico diante das situações é fundamental. Deste modo, o colaborador precisa se impor diante dos acontecimentos, e com isso, ele se faz um colaborador ativo e presente.

Liderança - o colaborador que apresenta a habilidade comportamental de liderança, é muito bem-visto pelas empresas, uma vez que os líderes serão responsáveis com os gestores, pelo desenvolvimento da equipe, dos profissionais que estão inseridos nela.

Atitude positiva - As empresas valorizam pessoas que possuem atitudes positivas, que conseguem lidar com as adversidades de forma saudável, que desenvolvam ações que possam agregar na empresa ou no dia a dia do colaborador, que são otimistas, no trabalho e nas relações profissionais.

Trabalho em equipe - saber trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil, porém é de extrema importância nas organizações, é preciso respeitar o próximo na sua individualidade e conseguir com as diferenças dos demais, executar o trabalho da melhor forma possível em equipe, esta é umas das habilidades que as empresas mais procuram nos indivíduos.

Ética profissional - a ética é muito valorizada no ambiente de trabalho, pois isso diz muito sobre quem você é, sua conduta, seus valores, e a empresa precisa de colaboradores comprometidos e que tenham ética profissional.

Inteligência emocional - a inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais que as empresas buscam, pois, o colaborador que possui inteligência emocional, dispõe de autoconhecimento. Portanto, consegue lidar com as frustrações, problemas, pressões e todas as adversidades relacionadas ao trabalho de forma diferente, afinal tem clareza dos seus objetivos profissionais e sabe onde quer chegar.

Relacionamento interpessoal - é fundamental que o colaborador consiga desenvolver um bom relacionamento profissional entre os membros da empresa, que sejam empáticos, otimistas, para que possam contribuir de forma positiva, com a empresa, em um todo.

Gestão de tempo - é importante que o colaborador gerencie o tempo de forma positiva, saiba priorizar o que é mais importante, e realize as suas atividades de forma organizada e estratégica, e para isso, saber gerenciar o tempo é fundamental.


 

 

Postado em: 15/09/2020 14:32:20