O bom atendimento é o cartão de visita de qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando por empresas que oferecem um atendimento eficaz e de qualidade.

Com a evolução do mundo os consumidores estão se modernizando e as empresas precisam acompanhar essa modernidade investindo em tecnologias para tornar a vida de seus clientes mais ágeis com eficiência.

Apostar em um atendimento diferenciado pode ser a chave para o grande sucesso das empresas. Pois, isso irá promover a satisfação e a fidelização dos seus clientes.

Por mais simples que seja um atendimento, o cliente busca a solução para seus problemas de modo rápido e eficiente. E para isso, é imprescindível que o setor que dará suporte, se dedique 100% a ele com foco nas responsabilidades designadas a cada colaborador. O intuito é que a solução possa ser dada o mais breve possível, pois a demora no atendimento causa certa irritação nos clientes.

Para um bom atendimento é necessário que toda equipe esteja engajada e alinhada aos valores da sua empresa e oferecer o melhor de si para atender as necessidades do outro. O importante é estar sempre atento, saber ouvir, respeitar as diferençar de opiniões, acatar e beneficiar. Pois, o bom relacionamento com seus clientes é o caminho para o sucesso da empresa.

O avanço na tecnologia ajuda a resolver pequenos e grandes problemas através da Inteligência Artificial e robotização. Porém, a falta do contato humano pode causar alguns aspectos positivos e negativos aos olhos dos consumidores, podendo até aumentar o tempo para resolução do problema.

Segundo a fonte de pesquisa, meusucesso.com, os princípios de um bom atendimento ao cliente são:

Ser empático - praticar a empatia pode te levar a outros patamares. Coloque-se no lugar do seu cliente sempre que tiver algo a solucionar;

Ter visão - Com isso você pode se antecipar ao problema - ter consciência do que pode dar errado e já ter uma solução é uma forma rápida de apresentar a saída quando algo fora do script acontecer;

Pedir feedback - ouvir a opinião de quem compra seu produto e levar isso em consideração vai ajudar a estar caminhando sempre rumo à excelência;

Surpreender seu cliente - Quem não gosta de surpresa? Todo mundo gosta, principalmente seu consumidor, que não está esperando isso de você;

Conhecer seu cliente - Dessa forma, se comunicar de maneira adequada - cada pessoa tem um nível de conhecimento e cultura. Estude seu cliente para entender sua necessidade e acertar na oferta do produto".

Seguindo esses passos o cliente será impactado com a satisfação de um bom atendimento podendo ir além. Pois, a boa fama de sua empresa aguçará a vontade de conhecer o serviço prestado e até mesmo se tonar um novo cliente. O "boca a boca", ainda é a melhor maneira de divulgar o seu negócio.

Porém, quando não somos bem atendidos com certeza esse cliente irá procurar outra opção na próxima vez que precisar e ainda poderá difamar o mau atendimento que teve de sua empresa.

Segue abaixo algumas práticas que podem melhorar o atendimento na sua empresa:

1 - Uma equipe bem preparada saberá lidar com situações diversas que ocorre com os clientes no dia a dia. Pois, cada cliente tem uma necessidade diferente e a boa comunicação e o bom atendimento auxiliará o consumidor e despertará a satisfação de que foi muito bem atendido com rapidez e qualidade. E para que isso ocorra prepare sua equipe.

2 - Olhe atentamente para as necessidades do seu cliente e ofereça a ela a melhor solução para seus problemas.

3 - A tecnologia é uma grande aliada na fidelização do seu cliente, para que possa ter o fácil acesso à prestação de serviços e produtos oferecidos pela empresa através dos canais de atendimento nas redes sociais, WhatsApp e Google. Podendo assim promover diversos atendimentos e atendendo vários públicos diferentes.

4 - A criação de pesquisas nos canais de atendimento para coletar informações com relação ao atendimento e satisfação do cliente é uma boa saída para que a empresa possa analisar sua equipe e investir em melhorias e treinamentos para seus colaboradores com objetivo em soluções rápidas com excelência e qualidade.

5 - A agilidade no atendimento faz com que o cliente se sinta acolhido pela empresa, gerando a satisfação e passando a mensagem de que realmente nos importamos com ele.

6 - Saiba ouvir as opiniões dos seus clientes, pois mesmo que seja para ouvir críticas, demonstrará que estamos dispostos a ajuda-lo. Use palavras que se adequa ao contexto e a prestação de serviço oferecido. Tenha diálogo com seu cliente e escute com atenção para que o cliente se sinta à vontade e importante para empresa.

7 - Desenvolva tarefas para melhorar o atendimento da sua empresa. Certifique-se que toda equipe esteja engajada nesta estratégia, pois a comunicação deverá ser a mesma para todos os clientes, para que assim toda equipe possa desenvolver estratégias mais assertivas no que realmente precisa melhorar.

E para alcançar todos esses objetivos o segredo é a motivação de seus colaboradores. Lembre-se uma equipe motivada e bem treinada causa um impacto positivo no atendimento, aumenta a satisfação dos seus clientes e levando sua empresa para o caminho do sucesso.

 

 

 

 

Fontes:

https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/8-praticas-para-melhorar-o-atendimento-ao-cliente-1810/

https://conteudo.movidesk.com/agilidade-no-atendimento-ao-cliente/

 

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:43:11

Aplicando a Resiliência no âmbito de trabalho.

Introdução:

O termo em inglês soft skills, que é usado pelos profissionais de RH está diretamente ligado a inteligência emocional. Ou seja, relacionado a capacidade do indivíduo em entender os seus sentimentos e utilizá-los a seu favor, não se deixando levar pela situação.

Com o mercado de trabalho cada vez mais em alta a Resiliência é um exemplo de soft skill. Saiba o que caracteriza essa habilidade.

"Resiliência é a capacidade que temos de lidar com os problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas, durante um tempo, sem perder o foco em alcançar o seu objetivo".

Na verdade, ser resiliente nos traz benefícios em qualquer aspecto de nossa vida. As organizações estão valorizando cada vez mais e essas habilidades no âmbito de trabalho, pois são necessárias no cotidiano.

"A palavra Resiliência vem do latim resilio, resilire. Resilio, de acordo com dois dicionários latimportuguês (Faria, 1967; Saraiva, 2000), seria derivada de re (partícula que indica retrocesso) e salio (saltar, pular), significando saltar para trás, voltar saltando".

De uma forma mais clara, a resiliência é aquilo que nos incentiva a sair da zona de conforto, pois só assim conseguiremos aplicar nossas habilidades e alcançar metas para poder voltar ao estado natural. Igual, por exemplo, a uma alavanca, que acionamos para agrupar algumas coisas e depois a desligamos para que volte ao seu estado normal.

Segundo a revista (Cultura Colaborativa, edição n° 007 de 2015 - p 19), podemos dizer que uma pessoa resiliente possui as seguintes características:

- Possui disposição para enfrentar dificuldades;

- Sabe atuar sobre pressão;

- Está sempre preparada para lidar com obstáculos e problemas;

- É otimista! Pensa e age com positividade;

- É realista. Não se ilude!

- Demonstra criatividade e encontra soluções com poucos recursos;

- Recupera-se com rapidez, após passar por algum sofrimento. De fato, pessoas resilientes tornam-se mais fortes após viverem momentos difíceis.

Tais fenômenos acontecem a partir do momento que elas passam a se conhecer melhor e aprendem a desenvolver a confiança em si, encarando os desafios de maneiras diferentes, se encorajando cada vez mais e deixando a ansiedade e o medo para trás.

Mas, como posso desenvolver Resiliência?

Ainda de acordo com a revista citada acima, a resiliência se trata de uma competência, por isso pode ser desenvolvida em qualquer pessoa.

A competência, no entanto, se trata de um conjunto de conhecimentos, habilidades atitudes que vamos adquirindo.

Portanto, para desenvolver a competência de Resiliência precisamos aplicar algumas ações em nosso dia a dia:

- Auto eficiência e Autoconfiança: Acredite no seu potencial, nos seus conhecimentos e habilidades. Se ainda não sente essa segurança, busque seu conhecimento para alcançá-la.

- Otimismo: Enxergue os acontecimentos da vida de uma maneira positiva. Tire proveito das situações ruins, colha feedbacks.

- Temperança: Modere suas atitudes, mesmo que nesse momento você esteja sofrendo. Tenha calma! Com pressa e destemperança não chegamos a lugar nenhum!

- Empatia: Sempre se coloque no lugar da outra pessoa para entender os motivos dela. Se for possível, ajude-a.

- Competência Social: Saiba lidar com as pessoas, converse, interaja e crie um laço de confiança.

- Proatividade: Tenha a iniciativa de agir, seja qual for a situação. Ficar parado não traz a solução.

- Flexibilidade Mental: Seja capaz de adaptar e flexibilizar seus pensamentos, sem limitações.

- Solução de Problemas: Seja capaz de diagnosticar problemas, planejar soluções e agir. Resolva o quanto antes suas pendências.

- Tenacidade: Persista em alcançar seus objetivos, mesmo diante de tensões. Jamais desista".

De forma Geral, acredita-se que a Resiliência depende de algumas condições psicológicas internas e externas.

Analisando o nível interno, afirmamos que pessoas otimistas são as mais favorecidas, pois assumem responsabilidades sobre suas ações e com isso tornam-se flexíveis na forma de sentir e pensar gerando credibilidade e vínculos positivos aumentando sua autonomia no âmbito de trabalho.

Já no nível externo, podemos afirmar que as pessoas reagem de forma acolhedora, promovendo parcerias no lado afetivo e buscando sempre novos objetivos, pois acreditam na capacidade e superação que possuem.

Por fim, chegamos à conclusão de que as pessoas que estão em constante busca de melhorias e mudanças em sua vida pessoal e profissional se deparam com a presença da Resiliência em suas rotinas. Devido a isso, essas pessoas tendem a ser seguidas por outras, que buscam também desenvolver conhecimento, colocando em prática suas habilidades em busca da realização dos seus sonhos.

O ano de 2020 fez com que muitas pessoas fossem resilientes sem mesmo perceberem que estavam adquirindo essa competência. Isso nos tornou mais corajosos e mais fortes para continuar em frente.

 

 

 

 

Fonte: http://culturacolaborativa.socialbase.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Revista-Digital-Cultura-Colaborativa-Edicao-Agosto15.pdf; https://blog.unyleya.edu.br/insights-confiaveis/resiliencia-no-trabalho-entenda-esse-conceito-e-o-seu-valor

 

Postado em: 19/01/2021 10:21:32

 

Atualmente as empresas estão se preocupando com seus colaboradores e investindo cada vez mais em inteligência emocional. Esse recurso se faz necessário no ambiente de trabalho para entender a diferença de personalidade buscando identificar com um olhar atento a diferença entre Líder e Chefe.

É muito comum encontrar no ramo empresarial Líder e Chefe. As empresas estão abordando esse aspecto de liderança nas organizações e graduações na área de gestão, com o intuito de comparar essas personalidades.

A liderança consiste na distribuição de tarefas e dá vazão a tomada de decisões aos colaboradores envolvidos na ação.

O Líder:

O líder tem que ser comprometido com a equipe, estar atento as dificuldades de seus colaboradores, ser realizador e principalmente ser ético com seu time. Esta é a atitude esperada de um líder.

"Ser um líder significa ser capaz de influenciar e inspirar aos outros, para fazer o melhor deles. É uma pessoa que lidera os outros pelo exemplo, tem uma visão e permanece comprometida com seus objetivos".

O Chefe:

Já o chefe é aquele que dita as ordens e alguém obedece.

 "Ser chefe significa que está no comando de uma equipe ou de toda a organização. Um chefe deve atribuir tarefas, ter controle sobre os funcionários e tomar decisões cruciais".

Na maioria das vezes agi com autoritarismo, impondo somente suas ideias, ameaçando e apontando pessoas e culpados para os problemas da empresa que, muitas vezes, são causados pela má gestão dos chefes ou diretores.

 

Em alguns casos podemos analisar os dois lados: com um olhar mais atento para a realidade que estamos vivendo podemos dizer que nem todo chefe é um líder e nem todo líder é chefe.

Então se você deseja ser um bom chefe, seja primeiro um bom líder. Olhe para sua equipe com empatia e entenda a necessidade de cada colaborador. Seja proativo na liderança para que seja exemplo para os outros. Pois dessa forma o rendimento da empresa será outro, e o sucesso será alcançado.

Fonte: http://culturacolaborativa.socialbase.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Revista-Digital-Cultura-Colaborativa-Edicao-Agosto15.pdf

http://staub.com.br/diferencas-entre-chefe-e-lider-segundo-a-lei-do-sucesso/

http://www.clicrn.com.br/2019/02/12/a-diferenca-entre-ser-um-chefe-e-um-lider-de-uma-empresa/

 

Postado em: 14/01/2021 11:31:12