Antes de mais nada, líder é aquele que escolhe liderar, independentemente das circunstâncias e independentemente de ter ou não um cargo de liderança. Aquele que acredita que lidera, mas não possui seguidores e não exerce influência sobre ninguém, não é líder. Liderança envolve prática e preparação e, mesmo que várias pessoas digam que alguém não é capaz de liderar, se esse alguém quiser e treinar para isso, conseguirá influenciar pessoas de forma positiva e fazê-las crescer profissionalmente.


É sabido que existem vários perfis de líderes. Tais como os pioneiros, que se arriscam e são bastante criativos; os conciliadores, que focam no bom relacionamento da equipe e aproximação de todos; os condutores que sempre buscam os resultados esperados e os guardiões que são organizados e estáveis.

Por certo, grande parte dos líderes possuem uma mistura de dois desses perfis e, muitas vezes acabam por escolher para sua equipe pessoas que tenham características próximas das dele, o que é um erro muito comum, uma vez que uma boa equipe conta com pessoas de todos os perfis, que se complementam.


Assim como a prática e preparação desenvolvem bons líderes, existem erros que destroem qualquer liderança e que são muito comuns nas equipes de forma geral. A ausência de feedbacks ou os feedbacks feitos de forma evasiva, ou seja, realizados sem clareza, com discurso vago e muitas vezes, ambíguo é um dos principais erros cometidos pelos líderes. O feedback deve ser feito constantemente, de forma transparente e também para relatar as conquistas dos liderados.

Da mesma forma, não ter um plano sucessório, não construir times e sim grupos de trabalho, são erros corriqueiros que líderes cometem. Geralmente, o medo de perder a liderança faz com que outros líderes, não sejam desenvolvidos e as tarefas não sejam delegadas. Assim como, aqueles que constroem grupos de trabalho ao invés de times, possuem equipes que não se ajudam e não cooperam entre si, pensando apenas no resultado individual. Por fim, um bom líder é aquele que está em constante desenvolvimento e que desenvolve outras pessoas, que cria novos líderes. Liderança não é cargo, é responsabilidade.

 

Postado em: 20/08/2020 14:32:00

O momento do feedback é por muitas pessoas visto com maus olhos. Aplicar ou receber feedback, não é tarefa das mais fáceis, porém quanto maior a frequência que este ocorre, maior será a naturalidade e o feedback será encarado como um bate papo.

O feedback é uma ferramenta de extrema importância na gestão de desempenho dos colaboradores e este só tem sentido quando é enxergado como algo com efeito desenvolvedor, ou seja, deve ter foco no fato gerador e no que precisa ser melhorado.

Objetividade e clareza são características de um bom feedback. Além disso, este deve ser orientativo e ocorrer cotidianamente, sempre que a situação demandar - inclusive para elogiar o colaborador ou a equipe por uma meta alcançada.

O registro das informações do feedback é tão importante quanto o próprio feedback, pois o controle e monitoramento das ações que precisam ser realizadas somente serão possíveis quando se tem em mãos esses apontamentos. Além disso, as anotações feitas são como um documento de cada colaborador, o qual mostra as forças e deficiências de desempenho e proporciona à organização empresarial a oportunidade de entender e desenvolver melhor cada funcionário para que os resultados sejam atingidos da melhor forma.

Por fim, o feedback e o seu registro adequado possibilitam que as organizações invistam em planos de treinamento para desenvolver as competências deficientes que causam maior impacto nos desempenhos e alcance dos objetivos desejados.

 

Postado em: 30/07/2020 15:07:52