Primeiramente, vamos começar definindo o que é o Jurídico Preventivo.

Trata-se das ações que tem o objetivo de prever algumas demandas e tomar medidas para que não ocorram problemas de forma mais grave. Fala-se muito o ditado " É melhor prevenir do que remediar", para esta situação, cabe perfeitamente.

Mas, ao longo do texto vamos explicando melhor e mostrando qual a importância de você começar a adotar  esse serviço na sua empresa.

De acordo com dados do IBGE, as pequenas e médias empresas estão entre as que mais tendem a fracassar financeiramente, e isso se deve na maioria das vezes porque muitas organizações, não se preocupam com os seus passivos que, consiste em custos diretos relacionados aos seus produtos e/ou serviços, bem como os custos fixos, variáveis.  Por este motivo que, a gestão dos passivos é importante para não ser pego de surpresa financeiramente.

O Jurídico Preventivo age proporcionando uma segurança maior a direção de uma empresa, mostrando os problemas que podem ocorrer devido a obrigações não realizadas por ela, como por exemplo, o não cumprimento da legislação, deixar de emitir e controlar licenças, não agir corretamente com os funcionários contratados (ausência de registro, não recolhimento de FGTS, não pagamento e controle de horas extras) são situações que podem ocasionar custos processuais, honorários, entre outros. Desta forma, há uma diminuição de processos contenciosos, que são aqueles solucionados por ações judiciais.

Muitos gestores ainda acreditam que o Jurídico Preventivo seja classificado como um gasto, e não como um investimento, uma vez que, quando falamos de prevenção de problemas, acreditam que algo pode ou não acontecer. Porém, este serviço pode analisar pontos que trarão lucros para empresa, ou pelo menos prevenir gastos desnecessários.

O artigo publicado no site (sogi.com.br), nos apresenta um exemplo para melhor entender:

"Por exemplo, através do planejamento jurídico preventivo, constata-se que cumprir determinada lei na área ambiental teria um custo de 15 mil reais. Se não for cumprida essa lei, o custo com multas e penalizações pode variar de 5 a 15 milhões, dependendo da atividade desempenhada pela empresa e do tamanho do impacto causado. Então pense: o que na verdade sai caro nessa história toda?

 

Portanto, já entendemos um pouco a necessidade e importância de trabalhar com este serviço nas empresas. Além dessas percepções, o planejamento jurídico preventivo possibilita que o gestor tenha mais domínio para tomar decisões estratégicas, priorizar recursos, realizar investimentos, entre outros.

Por fim, pelo fato de a regulação jurídica é bastante ampla, e também de ocorrer diversas modificações nas leis, torna o trabalho preventivo um pouco mais complicado. Portanto, é necessário que a empresa procure uma assessoria que tenha como prioridade garantir que a empresa tenha os amparos judiciais, evitando assim as possibilidades de riscos legais, com o trabalho bem executado.

 

Fontes:

https://www.sogi.com.br/blog/planejamento-juridico-preventivo/

https://isabelasampaioraisa.jusbrasil.com.br/artigos/417454144/empresa-por-que-e-tao-importante-adotar-o-juridico-preventivo#:~:text=Chamamos%20de%20jur%C3%ADdico%20preventivo%2C%20as,forma%20menos%20gravosa%20e%20onerosa.

https://drluizfernandopereira.jusbrasil.com.br/artigos/241140685/a-importancia-do-advogado-consultivo-preventivo

 

 

Postado em: 04/02/2021 11:26:34

Já estamos cansados de ouvir os danos que a pandemia do Coronavirus proporcionou para a situação econômica do país, de uma forma geral.

Porém, este momento apreensivo trouxe aos empresários o momento de parar e pensar em como trazer novos clientes e fidelizar os já parceiros de seu negócio.

É evidente que, as pessoas vão pensar muito antes de gastar, quando está vivendo uma crise econômica. Por isso, são mais criteriosas para escolher entre os concorrentes. Portanto, vamos sugerir nesta matéria, algumas dicas para você conquistar novos clientes em tempo de crise.

Oferecer o bom atendimento

Devido ao fato das pessoas estarem mais criteriosas no momento da compra, a empresa fornecedora tem que se preocupar primeiramente com o atendimento ao consumidor. É importante reforçar com toda a equipe de atendimento, a necessidade de tratar bem o cliente, além de se mostrar interessado em resolver o problema dele.

Procurar os clientes que a empresa já tem

Estamos falando aqui sobre prospectar novos clientes, porém esta ação pode ser um pouco mais cara do que analisar o relacionamento com aqueles que já são clientes, por exemplo. Além disso, com os clientes ativos você tem a ciência de que eles confiam em seu produto/serviço e será mais fácil de desenvolver outros negócios.

Nesta análise, é importante entender qual a frequência em que este cliente procura sua empresa para buscar formas de aumentar este vínculo. É viável também fazer um rastreamento de produtos ou serviços que sejam do interesse dele, e que talvez não estejam sendo tão divulgados. Assim, poderá ser feita uma estratégia para promover ações que façam o cliente procurar mais e consequentemente gastar mais.

Relacionamento duradouro e Pós-Vendas

Mostrar ao cliente que ele é importante para a sua empresa faz com que ele se sinta de fato especial e se torne fiel aos seus produtos ou serviços.

Como já falamos aqui sobre o Pós-Vendas, ele consiste no relacionamento com o cliente após a venda, no intuito de saber como está sendo a experiência dele,  ouvir o que ele tem para falar e se propor a ajudar no que for preciso para que essa parceria só esteja no começo.

Para manter o bom relacionamento com os clientes, especialistas indicam ações simples, como, por exemplo, realizar eventos para lançamentos de novos produtos ou oferecer descontos no mês de aniversário, entre outros.

Neste momento de crise, é importante que a empresa demonstre ao cliente que tem controle da situação, além de informar as más notícias, é necessário já sugerir alternativas que possam solucionar ou melhorar os problemas.

Avaliar o Custo Benefício

Em tempos de dificuldades econômicas é o momento da empresa parar para pensar nos produtos oferecidos, e avaliar  o que é mais vantajoso, ou seja,  focar em poucos produtos que estejam sendo mais utilizados e dando mais resultados, do que oferecer um leque de produtos maior e que nem todos são rentáveis.

Avaliar as ofertas de seus concorrentes também pode ajudar a fazer esta avaliação de custo benefício. Mas, o importante é ressaltar que não precisa ser o mais barato do mercado, contudo, é preciso enfatizar os motivos para o cliente optar pela sua empresa.

Invista em Mídias Sociais

Atualmente as mídias sociais são um dos investimentos mais procurados pelas empresas, pois a tecnologia está ligando muitas pessoas, além de estar comum na vida de muitas pessoas. Antes de comprar algo é normal as pessoas visitarem sites ou perfis das empresas nas redes sociais para ver o engajamento e até mesmo o feedback passado aos questionamentos feitos em comentários, etc.

Porém, em crises econômicas muitas empresas optam pelo corte nos setores de marketing, o que pode trazer um risco muito grande de quedas nas vendas de sua empresa. Portanto, é importante preservar esta ação para sua empresa continuar em alta.

Motivação da equipe

O investimento em treinamentos e capacitações de funcionários também fazem parte dos cortes em momentos de crise.

Porém, manter a equipe em aprendizado constante pode fazer a diferença no momento do atendimento e resolução do problema de seu cliente. Além disso, é essencial ter um programa de incentivo a vendedores, onde quem vende mais ganha mais, trazendo uma motivação a mais para o colaborador.

Enfim, são vários os motivos que temos para manter e conquistar novos clientes, principalmente em tempos de crise econômica. O mais importante é entender a essência de sua empresa, investir naquilo que vêm dando certo e, aos poucos, ir trabalhando em cima daquilo que pode melhorar e pode se tornar um diferencial para o mercado.

Caso tenha ficado interessado, acesse os links abaixo utilizados como fonte de pesquisa para entender e conhecer outras dicas que podem ser importantes para você!

 

Fontes:

https://exame.com/pme/como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise-economica-e-politica/

https://agenciablu.com.br/5-dicas-de-como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise/

https://www.agendor.com.br/blog/conquistar-clientes-e-vender-mais/

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:20:58

No post anterior explicamos a importância da bolsa de valores na economia do país. Caso tenha perdido as informações, aqui está o link, antes de seguir com a leitura de hoje, dê uma olhada nas informações anteriores. A pergunta que finalizamos a matéria anterior sobre este assunto, e que nos ajuda a refletir sobre o papel da bolsa de valores no país, respondemos agora:

Segundo Ruan Nogueira, especialista em Investimentos, a Bolsa de Valores é responsável por estimular o reinvestimento do capital da população na economia e, ao fazer isso também:

 

- Proporciona a geração de emprego;

 

- Investimentos de recursos na economia do país;

 

- As empresas melhoram suas práticas de gestão de transparência e governança, pois devem se enquadrar nas regras do mercado financeiro;

 

- Acontece a alavancagem empresarial, onde as empresas podem crescer contando com novos sócios;

 

- Abertura de participação societária para pequenos investidores, fazendo com que todas as pessoas interessadas possam participar de grandes empreendimentos.

 

E, ao estimular o crescimento das empresas no país, ocorre o reinvestimento da empresa também, como aumento de produção, maquinário e aumento da geração da receita que volta ao acionista como dividendos, bonificação ou juros sobre capital próprio.

 

Desta forma, as empresas, investidores e a economia do país saem ganhando.

A imagem abaixo pode explicar de uma melhor maneira como funciona este processo:

 

 

Por fim, finalizamos entendendo que a Bolsa de Valores é uma ferramenta de extrema importância para a economia de um país, pois além desses investimentos nacionais que citamos acima, também pode atrair investidores internacionais, o que acaba impulsionando cada vez mais as empresas brasileiras.

Assim como todo processo novo, as operações também precisam de prática e aprendizado para se aprimorar cada vez mais. E para quem tem receio de entrar neste mercado, é importante lembrar que cada país tem um órgão regulador, que fica responsável pela fiscalização do mercado de ações. No Brasil, por exemplo, este órgão é a a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Fazenda. Quando alguma empresa ou investidor descumpre as regras do mercado (tentando manipular preços, por exemplo), fica sujeito a investigação e punições da CVM.

Neste texto separamos apenas informações básicas sobre o mercado de capitais, que ainda gera muitas dúvidas. Mas, caso você tenha ficado interessado, disponibilizamos abaixo os links usados como fonte para produzir este conteúdo, e neles encontrará várias informações e dicas bacanas sobre este tipo de investimento, dê uma olhada!

 

Fonte:

https://g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/2018/07/25/o-que-e-a-bolsa-de-valores-e-para-que-ela-serve.ghtml

https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/bolsa-de-valores/

https://turnwise.com.br/como-funciona-a-bolsa-de-valores/#:~:text=A%20Bolsa%20de%20Valores%20%C3%A9,recursos%20na%20economia%20do%20pa%C3%ADs%3B&text=As%20empresas%2C%20os%20investidores%2C%20e%20a%20economia%20do%20pa%C3%ADs.

https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2020/06/23/por-que-a-bolsa-sobe-se-a-economia-nao-da-sinais-de-recuperacao.htm

 

 

Postado em: 28/01/2021 09:34:56

No meio econômico ouvimos muito falar sobre a Bolsa de Valores, pois é uma prática realizada por muitas empresas no mundo inteiro. Hoje vamos tentar entender melhor o que ela pode impactar na economia de um país.

Mas, primeiramente, o que é a Bolsa de Valores?

Trata-se de uma instituição que fica responsável pelo mercado de ações. As empresas que querem levantar dinheiro ou os investidores com interesse em comprar ações é na bolsa de valores que vão ter disponível o que precisam.

Cada ação trata-se de uma parte da empresa, e podem ser agrupadas para formar a "composição societária" de uma empresa, que é a forma como ela se divide entre os vários donos.

"Exemplo: se uma empresa é composta por 1 milhão de ações, e 500.001 pertencem a uma só pessoa, isso significa que esse indivíduo é o controlador da companhia, por possuir mais da metade das ações".

É comum ouvirmos nos noticiários e até mesmo no meio das ações, que a "bolsa subiu" ou a "bolsa caiu". As ações funcionam com a lei da oferta e procura, ou seja, quanto mais interessados em comprar ações, mais o valor dos papéis sobe. E quando houver mais ofertas de ações (quando o investidor quer se desfazer das suas ações), o preço cai.

Normalmente as pessoas compram ações como uma forma de investimento, pois quando querem comprar ações os investidores pesquisam empresas que acreditam que vão valorizar, para posteriormente poder vender mais caro do que foi pago.

É um investimento importante para as empresas, pois, permite que ampliem seus horizontes de crescimento, sem que precisem apelar para empréstimos ou financiamentos.

Enfim, o que a Bolsa de Valores pode refletir na economia de um país?

 

Postado em: 21/01/2021 09:57:22

Há muito tempo, o QI (Quociente de Inteligência) era o principal método para se avaliar as competências de uma pessoa. Porém, atualmente a Inteligência Emocional ganhou espaço e tem se mostrado um assunto e uma competência de extrema importância, principalmente para o âmbito profissional.

Para quem exerce uma liderança de equipes está habituado a sempre ouvir falar sobre sua Inteligência Emocional e principalmente incentivar a de seus liderados. Mas, afinal o que é a Inteligência Emocional?

Trata-se da capacidade de saber entender e administrar suas emoções e usá-las como um ponto positivo que possa complementar a sua rotina e situações diárias. Além disso, quem tem Inteligência Emocional consegue compreender as emoções dos outros, e sabe pensar e agir de forma inteligente, sem deixar que essas emoções fiquem no controle, evitando traumas ou doenças psicossomáticas.

Segundo Rodrigo Fonsesa (Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASbie), existem alguns pilares na Inteligência Emocional que são:

Autorresponsabilidade: capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem na vida, seja o sucesso, fracasso, erros ou acertos;

Percepção das Emoções: reconhecer as emoções humanas, tanto as próprias quanto das pessoas ao redor, identificando a mensagem que trazem;

Gerenciamento das Emoções: conscientização da sua reação (resposta emocional) diante de cada emoção, adequando-as;

Foco: o foco determina o resultado, sendo assim, capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações;

Ação: somente pela ação enfrentamos o medo, tristeza e raiva; encontramos a alegria e o amor, gerando resultados e concretizando nossos sonhos.

Voltando em seu surgimento, Charles Darwin, foi o primeiro a observar a importância das emoções para a sobrevivência dos indivíduos. Depois disso, vários teóricos foram tomando mais conhecimento sobre o assunto.

É importante ressaltar que, a Inteligência Emocional não deve ser praticada somente na vida profissional de alguém, mas, principalmente na rotina pessoal, pois, em muitos momentos de nossa sobrevivência, além de precisarmos de conhecimentos técnicos, devemos saber lidar com as emoções e com as pessoas que nos cercam.

Mas, como sabemos trabalhar a Inteligência Emocional?

Já entendemos do que se trata, então trabalhar a Inteligência Emocional consiste basicamente em identificar as características em que você possui dificuldades e decidir desenvolvê-las. Este é o principal processo para praticá-la.

Quando decidimos desenvolver significa que queremos e precisamos que algo em nossa vida mude, e para isso é preciso que tenha vontade e disposição para mudança e novos hábitos.

Essa necessidade de mudança pode se tratar, por exemplo, da maneira que você se comporta em determinadas situações, ou até mesmo para realizar com mais qualidade um trabalho.

Para tornar o processo mais fácil, é necessário saber valorizar os seus pontos fortes, pois serão seu diferencial. Além disso, conhecer as características que possui mais facilidade te deixará ciente de quais funções conseguirá desempenhar da melhor forma.

Por fim, é importante estar cercado de pessoas que tenham as características que precisam ser mudadas em você, para que aprenda e observe como pode ser complementado na sua rotina. Neste processo, solicite sempre um feedback de seu desempenho, pois só assim você conseguirá entender a forma como está sendo observado e avaliado, para que a partir disso, você possa se motivar a continuar com o seu processo de autoconhecimento.

 

Fonte:

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/inteligencia-emocional-como-desenvolver-dentro-e-fora-das-empresas-nestes-novos-tempos/

https://www.sbie.com.br/blog/afinal-o-que-e-inteligencia-emocional/

 

Postado em: 17/11/2020 10:52:22