Um novo capítulo a respeito da desoneração da folha de pagamento foi publicado no último dia 15, mas está longe de ser o ponto-final.
O ano de 2024 tem trazido constantes atualizações e mudanças para a medida provisória criada em 2011 com o objetivo de fomentar a economia, melhorar as condições de trabalho, reduzir os custos trabalhistas, beneficiando empresas e empregados. Porém, desde o primeiro mês do ano, o governo tem buscado findar tal medida a fim de aumentar as arrecadações de impostos.
Vamos entender o que ocorreu durante 2024 com uma breve retrospectiva e a última atualização publicada:
No final de 2023, o presidente editou a MP nº 1.202/2023, retomando gradualmente a carga tributária, porém o congresso em ação contrária aprovou a Lei nº 14.784/2024 que não somente prorrogou a desoneração até 2027, como também diminuiu a alíquota para 8% da CPP sobre a folha de pagamento dos municípios.
Em abril, já no STF, o ministro do Supremo suspendeu a desoneração. Nesse momento, as empresas deveriam retomar o tributo a partir da folha do próprio mês, abril.
Quer saber mais sobre as últimas atualizações e o futuro da desoneração da folha de pagamento? Não perca a live exclusiva sobre o tema!
Live Netspeed | A desoneração da folha de pagamento
Por: Camila Pilhalarmi | Portal Educação