Primeiramente, vamos começar definindo o que é o Jurídico Preventivo.

Trata-se das ações que tem o objetivo de prever algumas demandas e tomar medidas para que não ocorram problemas de forma mais grave. Fala-se muito o ditado " É melhor prevenir do que remediar", para esta situação, cabe perfeitamente.

Mas, ao longo do texto vamos explicando melhor e mostrando qual a importância de você começar a adotar  esse serviço na sua empresa.

De acordo com dados do IBGE, as pequenas e médias empresas estão entre as que mais tendem a fracassar financeiramente, e isso se deve na maioria das vezes porque muitas organizações, não se preocupam com os seus passivos que, consiste em custos diretos relacionados aos seus produtos e/ou serviços, bem como os custos fixos, variáveis.  Por este motivo que, a gestão dos passivos é importante para não ser pego de surpresa financeiramente.

O Jurídico Preventivo age proporcionando uma segurança maior a direção de uma empresa, mostrando os problemas que podem ocorrer devido a obrigações não realizadas por ela, como por exemplo, o não cumprimento da legislação, deixar de emitir e controlar licenças, não agir corretamente com os funcionários contratados (ausência de registro, não recolhimento de FGTS, não pagamento e controle de horas extras) são situações que podem ocasionar custos processuais, honorários, entre outros. Desta forma, há uma diminuição de processos contenciosos, que são aqueles solucionados por ações judiciais.

Muitos gestores ainda acreditam que o Jurídico Preventivo seja classificado como um gasto, e não como um investimento, uma vez que, quando falamos de prevenção de problemas, acreditam que algo pode ou não acontecer. Porém, este serviço pode analisar pontos que trarão lucros para empresa, ou pelo menos prevenir gastos desnecessários.

O artigo publicado no site (sogi.com.br), nos apresenta um exemplo para melhor entender:

"Por exemplo, através do planejamento jurídico preventivo, constata-se que cumprir determinada lei na área ambiental teria um custo de 15 mil reais. Se não for cumprida essa lei, o custo com multas e penalizações pode variar de 5 a 15 milhões, dependendo da atividade desempenhada pela empresa e do tamanho do impacto causado. Então pense: o que na verdade sai caro nessa história toda?

 

Portanto, já entendemos um pouco a necessidade e importância de trabalhar com este serviço nas empresas. Além dessas percepções, o planejamento jurídico preventivo possibilita que o gestor tenha mais domínio para tomar decisões estratégicas, priorizar recursos, realizar investimentos, entre outros.

Por fim, pelo fato de a regulação jurídica é bastante ampla, e também de ocorrer diversas modificações nas leis, torna o trabalho preventivo um pouco mais complicado. Portanto, é necessário que a empresa procure uma assessoria que tenha como prioridade garantir que a empresa tenha os amparos judiciais, evitando assim as possibilidades de riscos legais, com o trabalho bem executado.

 

Fontes:

https://www.sogi.com.br/blog/planejamento-juridico-preventivo/

https://isabelasampaioraisa.jusbrasil.com.br/artigos/417454144/empresa-por-que-e-tao-importante-adotar-o-juridico-preventivo#:~:text=Chamamos%20de%20jur%C3%ADdico%20preventivo%2C%20as,forma%20menos%20gravosa%20e%20onerosa.

https://drluizfernandopereira.jusbrasil.com.br/artigos/241140685/a-importancia-do-advogado-consultivo-preventivo

 

 

Postado em: 04/02/2021 11:26:34

Com a chegada da pandemia, a maioria das empresas tiverem que se reinventar e aderir à forma de trabalho em home office, medida que foi adotada para prevenir os colaboradores e seus familiares de uma possível contaminação.

Em meio à essas novas mudanças de local de trabalho e de adaptação, as organizações e lideranças começaram a se preocupar em como manter a equipe motivada trabalhando em home-office, tendo em vista a realidade do novo normal. As incertezas e dificuldades que estão sendo vivenciadas durante o período de pandemia, acabam diminuindo a motivação dos indivíduos em vários aspectos de suas vidas, inclusive no profissional. Desta forma, cabe aos organizadores e líderes das empresas, o papel de reversão dessa realidade no ambiente corporativo.

A liderança de uma equipe já é um trabalho que exige muito do profissional, pois o mesmo lida com perfis de colaboradores distintos e com diferentes situações diariamente, exigindo conhecimento, técnicas, saber comunicar-se bem, e sabedoria para solucionar os problemas. O que pode se tornar mais difícil, com o colaborador desenvolvendo suas atividades em casa.

Portanto, os gestores e líderes devem aderir algumas práticas para auxiliar os colaboradores a se manterem motivados trabalhando em home office, durante a pandemia.

Confira algumas dicas:

Converse sobre motivação de forma aberta com os seus colaboradores, busque saber o que os motiva e o que os desmotiva no trabalho home office, e através disso, procure soluções que possam auxiliá-los, e melhorar sua rotina, agregando a motivação a seu trabalho home office.

Realize dinâmicas motivacionais que podem ser realizadas em grupo, ou individuais de acordo com a necessidade apresentada pela equipe, através das dinâmicas grupais a interação entre os colaboradores da equipe são fortalecidas, o que é de total importância diante da atual realidade.

As burocracias existentes no ambiente de trabalho são de extrema importância para o positivo desenvolvimento das funções executadas pelos colaboradores. Porém, diante da realidade atual, algumas burocracias podem comprometer a agilidade do trabalho desenvolvido em home-office, por esse motivo, é importante reavaliar o que realmente se faz necessário e essencial a ser aplicado aos colaboradores, para que eles possam trabalhar o desenvolvimento de sua autonomia, aumentando assim, sua motivação e reforçando a sua responsabilidade individual e com a empresa.

O feedaback é de extrema importância e deve ser transmitido de forma clara e objetiva, para que o colaborador possa compreender a situação do seu desenvolvimento, os pontos positivos e também os que precisam ser melhorados, o que o auxiliará no seu desenvolvimento pessoal e profissional. O líder pode auxiliar o colaborador na busca de estratégias para desenvolver os pontos a serem trabalhados, para que ele se mantenha motivado e focado no objetivo, melhorando assim a sua produtividade e desenvolvimento profissional.

Também é importante que os colaboradores estejam engajados com as necessidades apresentadas pela empresa, cientes de seu objetivo e dispostos a colaborar para o seu alcance, mesmo que a distância.

A definição de prazos e tarefas é essencial para que o colaborador não fique deslocado quanto a realização de suas atividades, considerando que o mesmo não se encontra no local de trabalho empresarial é preciso gerenciar corretamente o tempo para que as funções sejam executadas e entregues conforme o planejamento.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem auxiliar para manter o seu colaborador motivado.

 

Postado em: 04/02/2021 11:15:05

Você tem sentido algum destes sintomas: dispersão, estresse, ansiedade e/ou tensão?

Difícil é encontrar alguém que não sofra de algum destes males nos dias atuais!

O que acontece é que vivemos na era da "infoxicação" (palavra criada pelo físico espanhol?Alfons Cornellá?em 1996, que quer dizer: doença causada pela soma de informação com intoxicação).

Mas não se preocupe, pois há tratamento! 

 

Confira, abaixo, algumas dicas que poderão te ajudar a se livrar da infoxicação e a manter-se mais calmo, melhorando sua qualidade de vida:

 

  • Procure ler conteúdos que venham de fontes seguras e não confie em qualquer notícia postada nas redes sociais. Busque sempre saber a fonte de origem do assunto;
  • Programe o seu dia, sempre que possível. Isto o ajudará a evitar alguns imprevistos, que podem trazer estresse e tensão;
  • Evite passar o dia todo em contato com seu smartphone, determinando horários específicos para utilizá-lo, salvo exceções profissionais;
  • Faça alguns exercícios de respiração todas as vezes em que a ansiedade quiser se instalar: feche os olhos, puxe o ar pelo nariz bem lentamente, conte até 8 de forma pausada e solte o ar pela boca sem pressa;
  • Reserve um momento, se possível antes de iniciar o seu dia, para agradecer e fazer a sua oração. Ainda que seja breve, viva este momento com tranquilidade;
  • Pratique alguma atividade física que você goste. Há inúmeras opções! Movimente-se;
  • Não permita que sua vida seja mais virtual do que presencial.

 

Espero que este breve artigo lhe ajude a combater aquilo que tira a sua paz!

 

Termino com uma frase para reflexão: "Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta". (Carl Jung)

 

 

 

Fonte de pesquisa: https://tvbrasil.ebc.com.br/um-olhar-sobre-o-mundo/2018/08/um-olhar-sobre-o-mundo-06082018

 

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:47:32

O bom atendimento é o cartão de visita de qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando por empresas que oferecem um atendimento eficaz e de qualidade.

Com a evolução do mundo os consumidores estão se modernizando e as empresas precisam acompanhar essa modernidade investindo em tecnologias para tornar a vida de seus clientes mais ágeis com eficiência.

Apostar em um atendimento diferenciado pode ser a chave para o grande sucesso das empresas. Pois, isso irá promover a satisfação e a fidelização dos seus clientes.

Por mais simples que seja um atendimento, o cliente busca a solução para seus problemas de modo rápido e eficiente. E para isso, é imprescindível que o setor que dará suporte, se dedique 100% a ele com foco nas responsabilidades designadas a cada colaborador. O intuito é que a solução possa ser dada o mais breve possível, pois a demora no atendimento causa certa irritação nos clientes.

Para um bom atendimento é necessário que toda equipe esteja engajada e alinhada aos valores da sua empresa e oferecer o melhor de si para atender as necessidades do outro. O importante é estar sempre atento, saber ouvir, respeitar as diferençar de opiniões, acatar e beneficiar. Pois, o bom relacionamento com seus clientes é o caminho para o sucesso da empresa.

O avanço na tecnologia ajuda a resolver pequenos e grandes problemas através da Inteligência Artificial e robotização. Porém, a falta do contato humano pode causar alguns aspectos positivos e negativos aos olhos dos consumidores, podendo até aumentar o tempo para resolução do problema.

Segundo a fonte de pesquisa, meusucesso.com, os princípios de um bom atendimento ao cliente são:

Ser empático - praticar a empatia pode te levar a outros patamares. Coloque-se no lugar do seu cliente sempre que tiver algo a solucionar;

Ter visão - Com isso você pode se antecipar ao problema - ter consciência do que pode dar errado e já ter uma solução é uma forma rápida de apresentar a saída quando algo fora do script acontecer;

Pedir feedback - ouvir a opinião de quem compra seu produto e levar isso em consideração vai ajudar a estar caminhando sempre rumo à excelência;

Surpreender seu cliente - Quem não gosta de surpresa? Todo mundo gosta, principalmente seu consumidor, que não está esperando isso de você;

Conhecer seu cliente - Dessa forma, se comunicar de maneira adequada - cada pessoa tem um nível de conhecimento e cultura. Estude seu cliente para entender sua necessidade e acertar na oferta do produto".

Seguindo esses passos o cliente será impactado com a satisfação de um bom atendimento podendo ir além. Pois, a boa fama de sua empresa aguçará a vontade de conhecer o serviço prestado e até mesmo se tonar um novo cliente. O "boca a boca", ainda é a melhor maneira de divulgar o seu negócio.

Porém, quando não somos bem atendidos com certeza esse cliente irá procurar outra opção na próxima vez que precisar e ainda poderá difamar o mau atendimento que teve de sua empresa.

Segue abaixo algumas práticas que podem melhorar o atendimento na sua empresa:

1 - Uma equipe bem preparada saberá lidar com situações diversas que ocorre com os clientes no dia a dia. Pois, cada cliente tem uma necessidade diferente e a boa comunicação e o bom atendimento auxiliará o consumidor e despertará a satisfação de que foi muito bem atendido com rapidez e qualidade. E para que isso ocorra prepare sua equipe.

2 - Olhe atentamente para as necessidades do seu cliente e ofereça a ela a melhor solução para seus problemas.

3 - A tecnologia é uma grande aliada na fidelização do seu cliente, para que possa ter o fácil acesso à prestação de serviços e produtos oferecidos pela empresa através dos canais de atendimento nas redes sociais, WhatsApp e Google. Podendo assim promover diversos atendimentos e atendendo vários públicos diferentes.

4 - A criação de pesquisas nos canais de atendimento para coletar informações com relação ao atendimento e satisfação do cliente é uma boa saída para que a empresa possa analisar sua equipe e investir em melhorias e treinamentos para seus colaboradores com objetivo em soluções rápidas com excelência e qualidade.

5 - A agilidade no atendimento faz com que o cliente se sinta acolhido pela empresa, gerando a satisfação e passando a mensagem de que realmente nos importamos com ele.

6 - Saiba ouvir as opiniões dos seus clientes, pois mesmo que seja para ouvir críticas, demonstrará que estamos dispostos a ajuda-lo. Use palavras que se adequa ao contexto e a prestação de serviço oferecido. Tenha diálogo com seu cliente e escute com atenção para que o cliente se sinta à vontade e importante para empresa.

7 - Desenvolva tarefas para melhorar o atendimento da sua empresa. Certifique-se que toda equipe esteja engajada nesta estratégia, pois a comunicação deverá ser a mesma para todos os clientes, para que assim toda equipe possa desenvolver estratégias mais assertivas no que realmente precisa melhorar.

E para alcançar todos esses objetivos o segredo é a motivação de seus colaboradores. Lembre-se uma equipe motivada e bem treinada causa um impacto positivo no atendimento, aumenta a satisfação dos seus clientes e levando sua empresa para o caminho do sucesso.

 

 

 

 

Fontes:

https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/8-praticas-para-melhorar-o-atendimento-ao-cliente-1810/

https://conteudo.movidesk.com/agilidade-no-atendimento-ao-cliente/

 

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:43:11

Já estamos cansados de ouvir os danos que a pandemia do Coronavirus proporcionou para a situação econômica do país, de uma forma geral.

Porém, este momento apreensivo trouxe aos empresários o momento de parar e pensar em como trazer novos clientes e fidelizar os já parceiros de seu negócio.

É evidente que, as pessoas vão pensar muito antes de gastar, quando está vivendo uma crise econômica. Por isso, são mais criteriosas para escolher entre os concorrentes. Portanto, vamos sugerir nesta matéria, algumas dicas para você conquistar novos clientes em tempo de crise.

Oferecer o bom atendimento

Devido ao fato das pessoas estarem mais criteriosas no momento da compra, a empresa fornecedora tem que se preocupar primeiramente com o atendimento ao consumidor. É importante reforçar com toda a equipe de atendimento, a necessidade de tratar bem o cliente, além de se mostrar interessado em resolver o problema dele.

Procurar os clientes que a empresa já tem

Estamos falando aqui sobre prospectar novos clientes, porém esta ação pode ser um pouco mais cara do que analisar o relacionamento com aqueles que já são clientes, por exemplo. Além disso, com os clientes ativos você tem a ciência de que eles confiam em seu produto/serviço e será mais fácil de desenvolver outros negócios.

Nesta análise, é importante entender qual a frequência em que este cliente procura sua empresa para buscar formas de aumentar este vínculo. É viável também fazer um rastreamento de produtos ou serviços que sejam do interesse dele, e que talvez não estejam sendo tão divulgados. Assim, poderá ser feita uma estratégia para promover ações que façam o cliente procurar mais e consequentemente gastar mais.

Relacionamento duradouro e Pós-Vendas

Mostrar ao cliente que ele é importante para a sua empresa faz com que ele se sinta de fato especial e se torne fiel aos seus produtos ou serviços.

Como já falamos aqui sobre o Pós-Vendas, ele consiste no relacionamento com o cliente após a venda, no intuito de saber como está sendo a experiência dele,  ouvir o que ele tem para falar e se propor a ajudar no que for preciso para que essa parceria só esteja no começo.

Para manter o bom relacionamento com os clientes, especialistas indicam ações simples, como, por exemplo, realizar eventos para lançamentos de novos produtos ou oferecer descontos no mês de aniversário, entre outros.

Neste momento de crise, é importante que a empresa demonstre ao cliente que tem controle da situação, além de informar as más notícias, é necessário já sugerir alternativas que possam solucionar ou melhorar os problemas.

Avaliar o Custo Benefício

Em tempos de dificuldades econômicas é o momento da empresa parar para pensar nos produtos oferecidos, e avaliar  o que é mais vantajoso, ou seja,  focar em poucos produtos que estejam sendo mais utilizados e dando mais resultados, do que oferecer um leque de produtos maior e que nem todos são rentáveis.

Avaliar as ofertas de seus concorrentes também pode ajudar a fazer esta avaliação de custo benefício. Mas, o importante é ressaltar que não precisa ser o mais barato do mercado, contudo, é preciso enfatizar os motivos para o cliente optar pela sua empresa.

Invista em Mídias Sociais

Atualmente as mídias sociais são um dos investimentos mais procurados pelas empresas, pois a tecnologia está ligando muitas pessoas, além de estar comum na vida de muitas pessoas. Antes de comprar algo é normal as pessoas visitarem sites ou perfis das empresas nas redes sociais para ver o engajamento e até mesmo o feedback passado aos questionamentos feitos em comentários, etc.

Porém, em crises econômicas muitas empresas optam pelo corte nos setores de marketing, o que pode trazer um risco muito grande de quedas nas vendas de sua empresa. Portanto, é importante preservar esta ação para sua empresa continuar em alta.

Motivação da equipe

O investimento em treinamentos e capacitações de funcionários também fazem parte dos cortes em momentos de crise.

Porém, manter a equipe em aprendizado constante pode fazer a diferença no momento do atendimento e resolução do problema de seu cliente. Além disso, é essencial ter um programa de incentivo a vendedores, onde quem vende mais ganha mais, trazendo uma motivação a mais para o colaborador.

Enfim, são vários os motivos que temos para manter e conquistar novos clientes, principalmente em tempos de crise econômica. O mais importante é entender a essência de sua empresa, investir naquilo que vêm dando certo e, aos poucos, ir trabalhando em cima daquilo que pode melhorar e pode se tornar um diferencial para o mercado.

Caso tenha ficado interessado, acesse os links abaixo utilizados como fonte de pesquisa para entender e conhecer outras dicas que podem ser importantes para você!

 

Fontes:

https://exame.com/pme/como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise-economica-e-politica/

https://agenciablu.com.br/5-dicas-de-como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise/

https://www.agendor.com.br/blog/conquistar-clientes-e-vender-mais/

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:20:58