Os Cursos Online gratuitos têm se destacado no momento que vivemos, uma pandemia. Venha conferir algumas opções que selecionamos para você continuar a busca pelo conhecimento.

Sabemos que a pandemia causou várias revoluções e mudanças no nosso dia a dia e com ela a demanda pelos meios de comunicação online aumentaram, devido o distanciamento social. Mas, com ela também veio as perdas, amigos, parentes, empregos, aquelas viagens tão sonhadas e planos que tivemos que deixar para um segundo momento.

A retomada das atividades vem a passos lentos, neste momento em que o isolamento social é necessário, para a preservação da nossa saúde e aqueles em que amamos. Mas, a internet traz várias vantagens e com ela podemos nos capacitar, e não deixar que a retomada seja ainda mais difícil, afinal, conhecimento nunca é demais.

Hoje em dia, é possível encontrar quase tudo na internet, produtos, serviços e informações diversas. Uma área que tem crescido muito na internet e lida justamente com a informação: são os cursos online. Mesmo entre os cursos profissionalizantes gratuitos, há vários tipos diferentes. Alguns são longos, outros bem rápidos. Alguns oferecem certificado e outros não cobram mensalidade, mas cobram uma taxa caso você precise ou queira o certificado. Sendo assim, separamos alguns sites de cursos em que eles são disponibilizados gratuitamente.

Fundação Getúlio Vargas (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito)

O site da Fundação Getúlio Vargas é direcionado a pessoas que querem aprender sobre gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e áreas correlatas, com aulas de curta e média duração.

Senai (https://eadsenaies.com.br/cursos-ead-gratuitos/)

Criado em 1942 e famoso pelos cursos profissionalizantes, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também conta com uma frente de educação à distância. A instituição oferece mais de 15 cursos gratuitos sobre temas como finanças, comunicação empresarial e empreendedorismo.

Sebrae (sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline)

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, mercado e vendas, gestão de pessoas e legislação. As aulas, cuja carga horária varia de 2 a 40 horas, são ministradas por tutores que orientam discussões sobre os temas estudados.

Escola Virtual (ev.org.br)

Criada em 200,1 A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das plataformas de educação a distância gratuita mais conceituadas do país. O site oferece mais de 80 cursos gratuitos e 100% online nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação.

Além dessas opções, atualmente muitas empresas estão se destacando por oferecer e compartilhar informações com milhares de pessoas, afinal o momento em que vivemos nos faz pensar o quanto podemos ajudar o próximo e poder colocar isto em prática.

Caso tenha interesse em pesquisar mais sites que ofereçam cursos online, basta acessar o link abaixo que encontrará outras instituições bem interessantes que poderão se encaixar melhor no seu dia a dia.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/curso-online-gratis-veja-dez-opcoes-para-fazer-durante-a-quarentena.ghtml

 

Postado em: 07/01/2021 10:06:42

Já ouviu falar no programa Jovem Aprendiz?

Preparamos uma matéria que vai te deixar inteirado sobre o assunto, venha conferir.

 

Já ouviu falar no programa Jovem Aprendiz?

Preparamos uma matéria que vai te deixar inteirado sobre o assunto, venha conferir.

Quando paramos para pensar no primeiro emprego, várias dúvidas surgem, será que vou conseguir? Será que vou dar conta do serviço? Vou ser efetivado? Entre outras devido à falta de experiência e a pouca idade, poucos jovens tem uma real chance de trabalho. 

 

Por isso, com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional, o programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000, para jovens de 14 a 24 anos, sendo uma ótima oportunidade para ganhar experiência e sair na frente em futuros recrutamentos e seleções. 

 

O que é preciso para ser um jovem aprendiz? 

É necessário ter entre 14 a 24 anos, estar cursando ou já ter concluído a escola e também frequentar o curso técnico conveniado com a empresa como: Escola Técnica ou Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop), relacionado à atividade que desempenhar enquanto estiver contratado. 

 

Diferenças entre estagio e jovem aprendiz

"O Jovem Aprendiz é regido pela CLT. Já o estágio tem uma lei própria, não é CLT e, portanto, não tem vínculo empregatício. É uma atividade educacional. O estágio não é laboral, diferente do aprendiz, que exerce a prática na empresa e teoria fora da empresa", explica Eduardo de Oliveira, Superintendente Educacional do Centro de Integração Empresa- Escola (Ciee).  

 

Critérios

Segundo Art. 429. "Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional." (Redação dada pela Lei nº 10.097, de 2000) 

 

É possível trabalhar mais de uma vez como aprendiz? 

Sim, desde que não ultrapasse o limite máximo de dois anos como aprendiz. 

 

Qual a jornada de trabalho do Jovem Aprendiz?

A jornada de trabalho é de 6 horas, caso tenha concluído o ensino fundamental é possível estender para 8 horas diárias, desde que estejam incluídas as horas para a aprendizagem teórica, não podendo fazer horas extras ou trabalho noturno. 

Qual o salário de aprendiz? 

Aprendiz tem direito ao salário mínimo-hora (observando-se, caso exista, o piso estadual), vale transporte, 13° salário e férias, sendo que elas devem coincidir com as férias escolares. 

A empresa ganha? 

Sim, a empresa tem incentivos fiscais na contratação de aprendizes: Pagamento de apenas 2% de FGTS; É dispensada do aviso prévio remunerado; Não precisara pagar a multa rescisória.

 

Fonte: https://economia.uol.com.br/empregos-ecarreiras/noticias/redacao/2019/12/05/como-fuciona-programa-jovem-aprendiz.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm

 

Postado em: 08/10/2020 14:22:34