Para muitos Transformação Digital é sinônimo de tecnologia. E a busca de sucesso, eficiência e lucratividade nos próximos anos depende de uma empresa investir e atualizar seus processos incluindo mais tecnologia a eles (como cloud computing mencionado em https://netspeed.com.br/mais/materias/materia?c=224).
E isso não é verdade. Estima-se que dois terços dos investimentos nos últimos anos em transformação digital tenham sidos desperdiçados.

O que faz um investimento em Transformação Digital ter sucesso e outros não?
Fundamentalmente é porque a maioria das tecnologias possibilitam o aumento de eficiência do negócio e satisfação do cliente. Mas, se nas pessoas envolvidas faltam o mindset para mudar e/ou as atuais práticas da empresa possuam falhas. Caso isto ocorra, a Transformação Digital vai somente aumentar o impacto dessas falhas.

Mas primeiramente, o que é Transformação Digital?
Como em cada empresa esse conceito pode ser aplicado de formas diferentes, baseando-se em seu mercado, modelo atual e/ou base de clientes, não tem como definir Transformação Digital para cada caso.

Mas, o conceito dita que Transformação Digital é uma mudança que o negócio deve ter, em todas as suas práticas e hierarquias organizacionais com encorajamento de inovações e novos modelos de negócios, incorporando a digitalização de todos os patrimônios e o aumento do uso de tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

Então não é só tecnologia?
Não exatamente. Uma transformação digital normalmente ocorre no encontro de pessoas com tecnologia, e quem é transformado nesse momento são as pessoas, e não a tecnologia. Então, podemos traçar o sucesso do investimento, quando todas as pessoas são envolvidas no processo.

E são todas as pessoas mesmo! Do cliente ao fornecedor, do atendimento ao CEO. Todas participam, transformam e são transformados. E talvez esse seja o desafio da Transformação Digital.

E o que Transformação Digital tem a ver com a recente crise?
Foi notório que empresas que tiveram que sofrer uma Transformação Digital em questão de poucos dias, e com isso, expuseram as falhas mencionadas anteriormente. E empresas que já estavam com seus processos de transformação, mais adiantados tiveram um mercado abundante, com índices maiores que os concorrentes, não foram afetados pela crise e ainda aumentaram seus lucros e expandiram o alcance de sua atividade.

E esse processo ainda não acabou. Todas as empresas buscam entender como o mercado foi afetado e como reagir às novas regras e tendências. Tentando se adiantar para atender às novas demandas. E recorrem a tecnologia para isso, automatizando processos, análise de dados e flexibilização dos custos com cloud e XaaS (tudo como serviço).

 

 

Postado em: 02/07/2020 14:39:02

Ao buscar artigos que pudessem agregar a nossa realidade e que sanasse as possíveis dúvidas sobre o tema Internet das Coisas, a OWASP, esclarece muito bem e torna simples o assunto, acompanhe!

 Todos sabemos que a segurança é um grande problema para a IoT, mas do que especificamente devemos ter mais medo? A Internet das "coisas" surgiu em consequência dos avanços de várias áreas, como comunicação, sensoriamento e sistemas. De fato, a IoT tem recebido bastante atenção tanto da academia quanto da indústria, devido ao seu potencial de uso nas mais diversas áreas das atividades humanas. 

 As preocupações com questões de segurança têm perseguido a Internet das Coisas (IoT) desde antes do nome ser inventado. Todos, de fornecedores a usuários corporativos e consumidores, estão preocupados com o fato de seus novos dispositivos e sistemas de IoT poderem ser comprometidos.

Como ficam as questões de segurança destes dipositivos?

Na verdade, o problema é pior do que isso, pois "dispositivos IoT vulneráveis podem ser hackeados e aproveitados em botnets gigantes" que ameaçam até mesmo redes adequadamente protegidas. Você deve estar se perguntando: Mas quais são exatamente os maiores problemas e vulnerabilidades a serem evitadas ao criar, implantar ou gerenciar sistemas de IoT? E, mais precisamente, o que podemos fazer para mitigar esses problemas?

 

É aí que entra o OWASP (Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web). Em suas próprias palavras, "O projeto OWASP The Internet of Things" foi criado e projetado para ajudar fabricantes, desenvolvedores e consumidores a entender melhor as questões de segurança associadas à Internet das Coisas, e permitir que os usuários, em qualquer contexto, tomem melhores decisões de segurança ao criar, implantar ou avaliar tecnologias IoT. " Mas não devemos esquecer que também somos responsáveis pela forma e como utilizamos nossos dispositivos em nossa rede!

Somos responsáveis por tudo o que ocorre com nossos dados, nossas informações que transitam pela internet, principalmente quando usamos smatphones, smartwatchs, smartTv, carros inteligentes ou qualquer outro dispositivo que tenha acesso a rede, procure sempre pensar na segurança e na privacidade de suas informações, para que não corra o risco de ter seus "gedgets" hackeados e suas informações roubadas! Confira os 10 itens identificados pela OWASP que deixam sua rede vulneráveis a ataques:

 1. Passwords fracas, previsíveis ou codificadas "Uso de credenciais facilmente forçadas, publicamente disponíveis ou imutáveis, incluindo backdoors em firmware ou software cliente que concede acesso não autorizado a sistemas implantados." Francamente, esse problema é tão óbvio que mal posso acreditar que ainda é algo em que temos que pensar. Eu não me importo com o quão barato ou inócuo um dispositivo ou aplicação de IoT possa ser, nunca há uma desculpa para esse tipo de preguiça.

 2. Serviços de rede inseguros "Serviços de rede desnecessários ou inseguros executados no próprio dispositivo, especialmente aqueles expostos à Internet, que comprometem a confidencialidade, integridade, autenticidade ou disponibilidade de informações ou permitem o controle remoto não autorizado." Isso faz sentido, mas é um pouco mais de uma área cinzenta, já que nem sempre é claro se esses serviços de rede são "desnecessários ou inseguros".

 3. Interfaces inseguras "APIs insegura, APIs de back-end, nuvem ou interfaces móveis no ecossistema fora do dispositivo que permitem o comprometimento do dispositivo ou de seus componentes relacionados. Problemas comuns incluem falta de autenticação/autorização, falta ou criptografia fraca e falta de filtragem de entrada e saída. " Novamente, nem sempre é óbvio se as interfaces estão realmente permitindo o comprometimento, mas a autenticação, a criptografia e a filtragem são sempre boas ideias.

4. Falta de mecanismos de atualização segura "Falta de capacidade de atualizar o dispositivo com segurança. Isso inclui a falta de validação de firmware no dispositivo, falta de entrega segura (não criptografada em trânsito), falta de mecanismos anti reversão e falta de notificações de alterações de segurança devido a atualizações. 

5. Uso de componentes inseguros ou desatualizados Vamos, pessoal, não há desculpa para esse tipo de problema. Pare com as economias burras e façam as coisas direito. "Uso de componentes/bibliotecas de software obsoletos ou inseguros que podem permitir que o dispositivo seja comprometido. Isso inclui a personalização insegura das plataformas de sistemas operacionais e o uso de software ou componentes de hardware de terceiros de uma cadeia de suprimentos comprometida.

6. Proteção de privacidade insuficiente "Informações pessoais do usuário armazenadas no dispositivo ou no ecossistema usadas de maneira insegura, imprópria ou sem permissão." Obviamente, as informações pessoais precisam ser tratadas apropriadamente. Mas a chave aqui é "transparência e permissão". Quase nada que você faça com as informações pessoais de alguém é OK, a menos que você tenha a permissão delas.

7. Transferência e armazenamento de dados inseguros "Falta de criptografia ou controle de acesso de dados confidenciais em qualquer parte do ecossistema, incluindo em repouso, em trânsito ou durante o processamento." Embora muitos fornecedores de IoT prestem atenção ao armazenamento seguro, garantir que os dados permaneçam seguros durante a transferência é muitas vezes ignorado.

8. Falta de gerenciamento de dispositivos "Falta de suporte de segurança em dispositivos implantados na produção, incluindo gerenciamento de ativos, gerenciamento de atualizações, descomissionamento seguro, monitoramento de sistemas e recursos de resposta." Os dispositivos de IoT podem ser pequenos, baratos e implantados em grande número, mas isso não significa que você não precise gerenciá-los. Na verdade, isso torna o gerenciamento mais importante do que nunca. Mesmo que nem sempre seja fácil, barato ou conveniente.

9. Configurações padrão inseguras "Dispositivos ou sistemas fornecidos com configurações padrão inseguras ou falta a capacidade de tornar o sistema mais seguro, restringindo os operadores de modificar as configurações." Outro problema que não deveria estar acontecendo em 2019. Todo mundo sabe que isso é um problema, e deveria saber como evitá-lo. Então, vamos fazer acontecer ... todas as vezes.

10. Falta de fortalecimento físico "Falta de medidas de fortalecimento físico, permitindo que potenciais atacantes obtenham informações confidenciais que podem ajudar em um futuro ataque remoto ou assumir o controle local do dispositivo." A IoT é composta de "coisas". Isso não deveria ser uma surpresa; está bem aí no nome. É importante lembrar a natureza física da IoT e tomar medidas para proteger os dispositivos reais envolvidos. Agora conhecendo os 10 itens que deixam sua rede vulnerável ficará mais fácil em manter a segurança dos seus dados. 

 

 Fonte: OWASP

 

Postado em: 30/06/2020 15:26:34

A Medida Provisória 946/2020 autorizou o saque do FGTS, desde 15 de junho de 2020, em até R$ 1045,00 por trabalhador. Os trabalhadores que tiverem mais de uma conta do FGTS, o saque será primeiro, dos contratos extintos e os contratos que tiver o menor valor, depois as contas ativas. O valor será depositado automaticamente para os trabalhadores que possuírem conta na Caixa ou em conta bancária de sua titularidade. Os trabalhadores poderão se manifestar de forma negativa até 30 de agosto de 2020. O calendário e os critérios para retirada, estão sendo publicados pela Caixa.

Segue abaixo tabela que corresponde a liberação emergencial dos novos saques do FGTS:

 

Postado em: 30/06/2020 15:25:55


Como você está lidando com estas mudanças em que fomos forçados a lidar por causa desta pandemia?
 
O momento em que estamos compartilhando a mesma preocupação, por conta do Covid-19, onde a rotina foi alterada e fomos obrigados a viver em confinamento, uma nova realidade transformou nosso dia-a-dia. Contudo, sabemos que mesmo diante da crise, precisamos dar continuidade a nossa vida, o que inclui nossas atividades profissionais. O importante é não deixar a peteca cair, não é mesmo?
 
Por sorte, hoje usamos várias ferramentas que proporcionam estabilidade neste momento que estamos vivendo, como por exemplo: nossa rede de internet e eletrônicos, como os computadores, impressoras, telefone e muito mais.

Mas, ao olharmos para dentro de nós, temos uma ferramenta que é ainda mais essencial, pois com o passar do tempo deixamos despercebido o nosso lado criativo.

Lembra quando você era criança e recebia uma massinha de modelar?
Com ela, você fazia artes e muito vezes eram abstratas, porém você deixava sua mente criar sem limites, bloqueios e sem medo do que as pessoas iriam pensar.
Incrível como uma palavra, com 12 letras possibilita, várias alternativas para situações que no primeiro momento achamos não ter solução.
Como dizia nosso querido Steve Jobs:
"Criatividade é apenas conectar coisas. Quando você pergunta a uma pessoa criativa, como elas criaram algo, elas se sentem culpadas, pois não criaram algo de fato, apenas viram alguma coisa. Isso parece óbvio a elas, depois de algum tempo".

A ação de criar se torna um exercício diário, pois as pessoas mais criativas são boas observadoras e estão sempre ligadas no que acontece ao seu redor, absorvendo até os menores detalhes não deixando passar nada.


Você conhece a história de Million Dólar Homepage?
Alex Tew, foi o responsável por iniciar um site e vender espaços de 1 pixel por US$1. Ele carinhosamente chama de "Home Page de 1 Milhão de Dólares". Um milhão de pixels, um milhão de dólares. Uma ideia espetacular de negócios perfeitamente simples, porém direta e insana. Alex Tew, conseguiu vender todos os seus pixels e obteve uma receita bruta de US$ 1.037.100. Genial!! Uma ideia fantástica e executada na hora certa com sabedoria que trouxe um lucro absurdo. É de aplaudir de pé, sem dúvida. Aposto que muitas pessoas foram negativas após ele apresentar esta ideia, porém ele aprimorou e partiu para a ação, dando a ele um voto de confiança, acreditando no seu potencial.
Uma ideia genial nunca vem sem antes você ter uma aceitação inicial, é daí que vem a dica de sempre andar com um bloquinho de anotações. Sempre que vier uma ideia que aos seus olhos naquele momento parece loucura, anote!  Pois, esta ideia poderá em alguma situação, ser a solução genial do seu problema. Desta forma, você pode catalogar todos pensamentos, acontecimentos curiosos e criativos do seu dia-a-dia com precisão. Você verá que são detalhes que podem se perder, caso confie apenas em sua memória.
 
Sem dúvida, as melhores dicas para você lidar com esta situação e exercitar sua habilidade de criar é: 
 
Deixar sua mente aberta para olhar para o SIM
Permita-se ser mais positivos para tudo, a negatividade bloqueia nossa mente impossibilitando a criação de algo novo.
 
Mude as coisas de lugar onde você trabalha em certos períodos
Assim você irá ampliar sua capacidade de exercitar sua mente, dirigindo seu olhar para outras coisas, em novos ângulos e ambientes.
 
Ouça músicas diferentes que você não tenha costume de ouvir
Isto, ajudará você a ser menos seletivo e com isto aderir novos gostos.
 
Busque conhecimento
Leitura de livros, pesquisas, reportagens, podcasts, cursos online, tudo isto, ajuda a termos a mente ocupada e  ao mesmo tempo adquirindo novas informações. Por consequência, alimentamos o poder da criatividade, uma vez que, buscar o conhecimento passa a ser mais um pré-requisito essencial para se tornar alguém mais criativo.
 
Escolha relembrar funções antigas
Force sua memória a lembrar de coisas que fazia antes e por algum motivo você deixou de fazer. Assim, você estimula seu cérebro a ativar lembranças para resolver situações com problemas atuais e obter conhecimento.
 Em casos de extrema pressão em ter que decidir algo, procure relaxar por alguns instantes
Faça algo que gosta e que se sinta feliz, pois isso mexe com a nossa maneira de pensar e ver o mundo.
 
Medite em um lugar silencioso
Esvaziar sua mente por alguns instantes ajuda a encaixar cada pensamento e reflexões em seu devido lugar, assim abrir novos espaços para deixar o NOVO surgir.
 
E para finalizar a nossa última dica é PRATIQUE todas estas indicações e pesquise ainda mais, pois existem várias técnicas que podem nos ajudar a desenvolver a nossa criatividade e manter nossa mente saudável e ativa. Por certo, como a palavra mesmo diz: Você Cria e Age, este é o motivo da palavra ser chamar CRIATIVIDADE.
Acreditamos que tudo isso irá passar, pois sabemos que a humanidade já passou por muitas coisas neste mundo. Vamos passar por esta também!
 
Gostou do post de hoje?! Há muitos materiais que falam sobre o tema "criatividade", como no portal BBC e o Tecmundo, que sempre traz conteúdos de qualidade. Deixe seu comentário, como tem sido seus dias na quarentena e compartilhe conosco, como tem alimentado o seu poder de criação. Até a próxima!

Fonte: BBC e Tecmundo

 

Postado em: 30/06/2020 15:25:15

Foi revogado as contratações de empregados na modalidade Verde e Amarelo a partir de 21 de abril de 2020 através MP 955/2020. O eSocial publicou nota, em seu portal, informando que não será permitido a integração de novos contratos de trabalho nas categorias 107 (Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - sem acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS) e 108 (Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - com acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS). Para ter acesso as alterações, consulte o Portal do eSocial e a MP 905/2020.

 

Postado em: 25/06/2020 15:07:47