O que é absenteísmo?


No âmbito trabalhista essa expressão vem para relatar as ausências dos empregados de suas funções, seja ela de forma física ou mental, nos dois casos, essas ausências trazem impactos negativos sobre a produção da empresa.

 

Absenteísmo Físico


O empregado deixa de comparecer na empresa por causas pessoais ou profissionais como exemplos nos próximos tópicos.


Absenteísmo Mental


O empregado comparece na empresa, no entanto não produz, se sente desmotivado por razões particulares, excesso de trabalho por cobrir a ausência de outros empregados ou até mesmo o trabalho sob pressão.

Quais são as causas?

O absenteísmo de uma empresa pode ser causado por diversos motivos, sendo eles: pessoais, familiares, dificuldades financeiras, má-fé do empregado, insatisfação no trabalho causadas por excesso de regras, falta de transparência e política de conduta.
As causas do absenteísmo estão ligadas a satisfação no trabalho, dessa forma cumpre as empresas analisar as razões das faltas dos empregados conforme a sua cultura e gestão.

Consequências

O alto índice de absenteísmo traz como consequências o aumento de rotatividade de empregados, baixa qualidade, redução na produção e prejuízos financeiros. 
Um estudo feito pela Gallup-Healthways Well-Being Index, com 94 mil profissionais em 2013, publicou um rombo, anual de 84 bilhões com absenteísmo.
Isso, porque os custos diretos e indiretos com a reposição de mão de obra, gerenciamento do absenteísmo e baixa qualidade afetam a produção da empresa. Além de sobrecarregar empregados que precisam fazer horas extras para cumprir a ausência de empregados faltantes.

 


Como apontar essas ausências?


Os motivos que levam os empregados a se ausentar de suas funções e devem ser levados em consideração para o apontamento do absenteísmo são:

- faltas injustificadas ou justificadas, previstas no (artigo 473 da CLT);

- atrasos, saídas antecipadas (artigo 58 da CLT);

- suspensões disciplinares (artigo 482 da CLT);


- desconto do descanso semanal remunerado (artigo 10º, parágrafo 2º do decreto 27048/49);


- atestados médicos parciais ou integrais (artigo 6º, parágrafo 1º, alínea 'f' da Lei 605/49, causados por doença comuns, ocupacionais ou acidente de trabalho;


- atestado para acompanhamento dos filhos (artigo 473, XI, da CLT e precedente normativo nº 95 do TST.
Ressaltamos que, o não há menção do absenteísmo na legislação e o mesmo pode ser calculado de diversas formas.
O absenteísmo pode variar de empresa para empresa, segue uma fórmula abaixo para apurar o percentual mensal:

Total de atrasos/faltas no mês / total de funcionários ativos (excluindo o funcionário de licença e férias) x total de dias trabalhados x 100 = índice de absenteísmo.

 

Como reverter


Sabemos o que é o absenteísmo, as causas, consequências e agora vamos abordar algumas soluções para redução desse índice:

- exames periódicos de saúde;
- reduzir a quantidade de horas extras;
- verificar se as condições de trabalho estão de acordo com a função do empregado;
- garantir locais de trabalhos apropriados para empregados com limitação física;
- realizar treinamentos de empregados e lideres de forma profissional e pessoal;
- estimular a assiduidade e qualidade de produção dos empregados por meios de bonificações;
- punições com advertências e suspensões para falta de assiduidade quando se tratar, comprovadamente, má-fé ou desídia (artigo 482 da CLT);
- verificar no processo de seleção se o candidato é compatível as funções e cultura organizacional da empresa;
- pesquisa de clima organizacional, verificando como os empregados se sentem e as sugestões de melhorias;

 

Postado em: 20/08/2020 14:34:51

Foco é importante, mas se você não for receptivo a ideias e influências novas, pode acabar limitando sua criatividade. Não é só uma questão de se afastar dos problemas cotidianos, mas sim sobre ir além da sua rotina normal para liberar propositalmente sua mente e abrir caminho para novas ideias.

Com os prazos cada vez mais apertados, e colegas, líderes e gerentes solicitando feedback de status das tarefas constantemente, sempre há motivos para ficar de cabeça baixa e reservados. Devido a isso, são apresentadas abaixo, quatro estratégias simples para se tornar mais aberto à inspiração, cada uma com sua própria "dica de tempo" para que você possa se encaixar no seu dia-a-dia, sem complicações.


1. Permita-se a algo novo
Fazer pausas no seu dia de trabalho incentiva novos pensamentos a penetrar. Enquanto sua mente relaxa, mantenha um diário ou livro de anotações à disposição, onde você possa capturar seus pensamentos, por mais aleatórios que possam parecer. As ideias e imagens registradas podem não estar relacionadas ao trabalho que você está realizando no momento, mas essa prática simples de atenção o ajudará a pensar de novas maneiras, o que pode levar a ser mais inspirado em tudo o que você faz.
Dica de tempo: Crie tarefas pequenas.


Divida cada um dos seus projetos de trabalho em tarefas pequenas e gerenciáveis, chamadas de "etapas" ou "próximos passos". Por exemplo, digamos que você precise criar uma apresentação. Isso pode lhe dar algumas pausas ao longo do dia, pelo menos uma das quais você pode usar para adicionar ao seu diário.


2. Procure perspectivas diferentes
Você já utilizou o seu telefone para fazer algo relacionado ao trabalho e perdeu meia hora em um período crítico, visualizando redes sociais?


Os psicólogos da Texas A&M University descobriram que as pessoas geralmente são mais inspiradas quando olham para o trabalho de outras pessoas que são semelhantes a si mesmas, porém mais bem-sucedidas. Tente misturar algumas coisas diferentes, procurando profissionais fazendo ou dizendo coisas interessantes relevantes à sua linha de trabalho. Analise suas contas das redes sociais para que, na próxima vez que você acessar seu telefone, recebida conteúdo inovador relacionado à sua área de atuação. Dessa forma, você ainda estará relaxando nas redes sociais, mas com a vantagem de ver algum material inspirador.
Dica de tempo: Técnica Pomodoro


Se você já faz pausas aleatórias nas mídias sociais ao longo do dia, pode continuar fazendo isso sem culpa, mas de forma consciente. Se você não quiser perder tempo demasiadamente com isso, tente utilizar a técnica Pomodoro.


3. Pratique sem pressão
Segundo Thrash e Elliot, indivíduos inspirados tendem a ter suas melhores ideias depois de trabalharem no domínio de suas habilidades. Por exemplo, se você é um gerente com problemas para motivar sua equipe, pesquise artigos sobre psicologia e motivação. Reservar tempo para esse tipo de prática, longe das pressões do local de trabalho, permite que você se desenvolva em seu campo sem se preocupar em cometer erros.
Dica de tempo: Marque um horário consigo mesmo.


Para criar um bloco de tempo em que você possa trabalhar para desenvolver suas habilidades, verifique sua agenda no início de cada semana de trabalho. Encontre pelo menos 30 minutos de tempo livre e reserve-o, para que seus colegas de trabalho vejam que, durante esse período, você não está disponível. Assim, você tem um espaço sagrado em sua semana, onde pode refinar suas habilidades relacionadas ao trabalho.


4. Quando a inspiração vier, receba-a de braços abertos
Uma das melhores maneiras de estar aberto à inspiração é não ficar fechada a ela.
Se você nunca conseguiu ter um insight de ideias, não se preocupe. Isso acontece com o melhor de nós. Para lidar com isso, mantenha sempre em mãos as ferramentas para registrar isso. Se você preferir ficar off-line após o dia de trabalho, leve consigo um caderno físico ou coloque alguns nos diferentes locais de sua casa, para facilitar o registro de ideias no momento em que elas chegam.
Dica de tempo: O poder do "não".


Crie espaços de manobra em sua agenda para ter mais liberdade de refletir e para capturar boas ideias, mesmo que elas venham em momentos inconvenientes. Para fazer isso, proteja sua agenda dizendo "não" com mais frequência. É mais fácil falar do que fazer, mas lembre-se de que você não é obrigado a deixar que outras pessoas escolham o que você tem que fazer a qualquer momento ou até mesmo aceitar todos os convites de reuniões de última hora.


Como você não pode controlar quando a inspiração vem, você pode controlar estar ou não aberto a novas experiências, sua vontade de buscar perspectivas diferentes e sua dedicação ao seu trabalho, o que pode fazer com que novas ideias estejam mais propensas a surgirem.

 

Adaptado de: Break the Monotony to Spark Inspiration
Disponível em: https://evernote.com/blog/break-monotony-to-spark-inspiration/

 

Postado em: 20/08/2020 14:32:19

Antes de mais nada, líder é aquele que escolhe liderar, independentemente das circunstâncias e independentemente de ter ou não um cargo de liderança. Aquele que acredita que lidera, mas não possui seguidores e não exerce influência sobre ninguém, não é líder. Liderança envolve prática e preparação e, mesmo que várias pessoas digam que alguém não é capaz de liderar, se esse alguém quiser e treinar para isso, conseguirá influenciar pessoas de forma positiva e fazê-las crescer profissionalmente.


É sabido que existem vários perfis de líderes. Tais como os pioneiros, que se arriscam e são bastante criativos; os conciliadores, que focam no bom relacionamento da equipe e aproximação de todos; os condutores que sempre buscam os resultados esperados e os guardiões que são organizados e estáveis.

Por certo, grande parte dos líderes possuem uma mistura de dois desses perfis e, muitas vezes acabam por escolher para sua equipe pessoas que tenham características próximas das dele, o que é um erro muito comum, uma vez que uma boa equipe conta com pessoas de todos os perfis, que se complementam.


Assim como a prática e preparação desenvolvem bons líderes, existem erros que destroem qualquer liderança e que são muito comuns nas equipes de forma geral. A ausência de feedbacks ou os feedbacks feitos de forma evasiva, ou seja, realizados sem clareza, com discurso vago e muitas vezes, ambíguo é um dos principais erros cometidos pelos líderes. O feedback deve ser feito constantemente, de forma transparente e também para relatar as conquistas dos liderados.

Da mesma forma, não ter um plano sucessório, não construir times e sim grupos de trabalho, são erros corriqueiros que líderes cometem. Geralmente, o medo de perder a liderança faz com que outros líderes, não sejam desenvolvidos e as tarefas não sejam delegadas. Assim como, aqueles que constroem grupos de trabalho ao invés de times, possuem equipes que não se ajudam e não cooperam entre si, pensando apenas no resultado individual. Por fim, um bom líder é aquele que está em constante desenvolvimento e que desenvolve outras pessoas, que cria novos líderes. Liderança não é cargo, é responsabilidade.

 

Postado em: 20/08/2020 14:32:00

O momento da rescisão é bastante delicado, pois não é à toa que o vínculo trabalhista é chamado de "relação de trabalho". Durante o período em que o contrato de trabalho está vigorando, a convivência do funcionário com colegas de trabalho, chefes e patrões pode superar, em tempo, a convivência com a própria família. 

As formas de demissão são diversas, ainda que haja aquelas mais tradicionais, para utilização, e mais conhecidas pelos trabalhadores. Porém, ao explanar o assunto de forma mais profunda, é possível perceber diferentes formas de encerramento de trabalho, com as quais não se tem contato constantemente, mesmo para profissionais da área de departamento pessoal.

A demissão por justa causa, aplicada ao trabalhador, apesar de ser menos utilizada, é bastante difundida, devido à sua radicalização, onde quem é demitido recebe o mínimo de direitos trabalhistas. Tanto sobre as verbas da rescisão quanto para o respaldo do governo, ela é vista como punição à violação de regras sérias por parte do funcionário. Por este motivo, ocorre a redução nos direitos.

Diante dessa circunstância, fica o questionamento: Quando o empregador infringe regras do contrato de trabalho, a rescisão por justa causa pode ser aplicada a ele?

A resposta é não!

Não existe motivo de rescisão por justa causa aplicada ao empregador, porém, se você chegou até aqui, nessa leitura, não se sinta desamparado, caso esteja sofrendo abusos em sua relação de trabalho! A CLT prevê um motivo de rescisão equivalente à justa causa quando o patrão infringe algumas regras, que são elas:

Falha no pagamento de salários;
Constrangimento ou assédio moral;
Recolhimento irregular de FGTS;
Rebaixamento da função e/ou do salário;
Agressão física ou verbal;
Exigência de atividades alheias ao contrato;
Não cumprimento das obrigações contratuais do empregador;
Desconto do valor referente ao vale-transporte;
Exigência de atividades proibidas por lei;
Tratamento excessivamente rigoroso;
Exposição a perigos evidentes ou males consideráveis;
Exigência de trabalhos superiores às forças do empregado;
Falha no fornecimento de equipamentos de proteção.

Para todos os casos mencionados acima, o funcionário tem direito à chamada: Rescisão Indireta, onde ele toma a iniciativa no pedido de demissão e o patrão deverá pagar 100% dos direitos devidos a ele, que são os mesmos direitos devidos em casos de rescisão sem justa causa.

É muito importante lembrar que, para este tipo de rescisão, o funcionário deverá ter provas de tais irregularidades e solicitar, por meio de processo judicial junto ao Tribunal Superior do Trabalho, a quebra de contrato sem prejuízos para ele.

 

Postado em: 18/08/2020 13:40:56

Vamos nos aprofundar nos assuntos que nos interessa, estudar e adquirir mais conhecimento para nos ajudar no dia-a-dia.

Sabemos que neste período de pandemia, na maioria das vezes, não temos muito o que fazer para mudar nossa rotina dentro de casa.
Mas, e se a gente aproveitasse esse período para adquirir mais conhecimento?

É por este motivo que algumas plataformas digitais estão disponibilizando cursos de forma on-line e sem custo.
São cursos com a carga horária, não muito grande, porém nos ajuda a agregar valor ao nosso conhecimento. A grade curricular, na maioria das vezes é disponibilizado o diploma no final do curso, caso tenha atingido a pontuação solicitada pela instituição.

Vou citar algumas das plataformas que hoje possuem os cursos para estudos.

  • Netspeed Mais;
  • Fundação Bradesco;
  • Sebrae;
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Dentre outros portais que disponibilizam os cursos para as mais diversas áreas do mercado.
Existem vários títulos que podem te interessar, basta dar um Google que, tenho certeza que você vai encontrar algo que interesse e agrade.

 

Caso tenha gostado e se interesse em pesquisar os cursos disponíveis, segue o link de alguns destes portais:

https://cursos.netspeed.com.br/courses
https://www.ev.org.br/cursos
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline
https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/?goback=%2Egde_1876153_member_208379733

Nunca se esqueça que conhecimento nunca é demais e sempre agrega para a nossa vida pessoal e também profissional.

Fique por dentro de todas as notícias e informações disponibilizadas pelos meios de comunicação da Netspeed.
Visite nosso site : www.netspeed.com.br

 

Postado em: 18/08/2020 13:40:12