Foco é importante, mas se você não for receptivo a ideias e influências novas, pode acabar limitando sua criatividade. Não é só uma questão de se afastar dos problemas cotidianos, mas sim sobre ir além da sua rotina normal para liberar propositalmente sua mente e abrir caminho para novas ideias.
Com os prazos cada vez mais apertados, e colegas, líderes e gerentes solicitando feedback de status das tarefas constantemente, sempre há motivos para ficar de cabeça baixa e reservados. Devido a isso, são apresentadas abaixo, quatro estratégias simples para se tornar mais aberto à inspiração, cada uma com sua própria "dica de tempo" para que você possa se encaixar no seu dia-a-dia, sem complicações.
1. Permita-se a algo novo
Fazer pausas no seu dia de trabalho incentiva novos pensamentos a penetrar. Enquanto sua mente relaxa, mantenha um diário ou livro de anotações à disposição, onde você possa capturar seus pensamentos, por mais aleatórios que possam parecer. As ideias e imagens registradas podem não estar relacionadas ao trabalho que você está realizando no momento, mas essa prática simples de atenção o ajudará a pensar de novas maneiras, o que pode levar a ser mais inspirado em tudo o que você faz.
Dica de tempo: Crie tarefas pequenas.
Divida cada um dos seus projetos de trabalho em tarefas pequenas e gerenciáveis, chamadas de "etapas" ou "próximos passos". Por exemplo, digamos que você precise criar uma apresentação. Isso pode lhe dar algumas pausas ao longo do dia, pelo menos uma das quais você pode usar para adicionar ao seu diário.
2. Procure perspectivas diferentes
Você já utilizou o seu telefone para fazer algo relacionado ao trabalho e perdeu meia hora em um período crítico, visualizando redes sociais?
Os psicólogos da Texas A&M University descobriram que as pessoas geralmente são mais inspiradas quando olham para o trabalho de outras pessoas que são semelhantes a si mesmas, porém mais bem-sucedidas. Tente misturar algumas coisas diferentes, procurando profissionais fazendo ou dizendo coisas interessantes relevantes à sua linha de trabalho. Analise suas contas das redes sociais para que, na próxima vez que você acessar seu telefone, recebida conteúdo inovador relacionado à sua área de atuação. Dessa forma, você ainda estará relaxando nas redes sociais, mas com a vantagem de ver algum material inspirador.
Dica de tempo: Técnica Pomodoro
Se você já faz pausas aleatórias nas mídias sociais ao longo do dia, pode continuar fazendo isso sem culpa, mas de forma consciente. Se você não quiser perder tempo demasiadamente com isso, tente utilizar a técnica Pomodoro.
3. Pratique sem pressão
Segundo Thrash e Elliot, indivíduos inspirados tendem a ter suas melhores ideias depois de trabalharem no domínio de suas habilidades. Por exemplo, se você é um gerente com problemas para motivar sua equipe, pesquise artigos sobre psicologia e motivação. Reservar tempo para esse tipo de prática, longe das pressões do local de trabalho, permite que você se desenvolva em seu campo sem se preocupar em cometer erros.
Dica de tempo: Marque um horário consigo mesmo.
Para criar um bloco de tempo em que você possa trabalhar para desenvolver suas habilidades, verifique sua agenda no início de cada semana de trabalho. Encontre pelo menos 30 minutos de tempo livre e reserve-o, para que seus colegas de trabalho vejam que, durante esse período, você não está disponível. Assim, você tem um espaço sagrado em sua semana, onde pode refinar suas habilidades relacionadas ao trabalho.
4. Quando a inspiração vier, receba-a de braços abertos
Uma das melhores maneiras de estar aberto à inspiração é não ficar fechada a ela.
Se você nunca conseguiu ter um insight de ideias, não se preocupe. Isso acontece com o melhor de nós. Para lidar com isso, mantenha sempre em mãos as ferramentas para registrar isso. Se você preferir ficar off-line após o dia de trabalho, leve consigo um caderno físico ou coloque alguns nos diferentes locais de sua casa, para facilitar o registro de ideias no momento em que elas chegam.
Dica de tempo: O poder do "não".
Crie espaços de manobra em sua agenda para ter mais liberdade de refletir e para capturar boas ideias, mesmo que elas venham em momentos inconvenientes. Para fazer isso, proteja sua agenda dizendo "não" com mais frequência. É mais fácil falar do que fazer, mas lembre-se de que você não é obrigado a deixar que outras pessoas escolham o que você tem que fazer a qualquer momento ou até mesmo aceitar todos os convites de reuniões de última hora.
Como você não pode controlar quando a inspiração vem, você pode controlar estar ou não aberto a novas experiências, sua vontade de buscar perspectivas diferentes e sua dedicação ao seu trabalho, o que pode fazer com que novas ideias estejam mais propensas a surgirem.
Adaptado de: Break the Monotony to Spark Inspiration
Disponível em: https://evernote.com/blog/break-monotony-to-spark-inspiration/