Se você não atualizou a versão PGE da EFD Contribuições, ainda dá tempo!

A Receita Federal liberou em dezembro a Nova versão do programa e a novidade nesta demonstração está por conta da opção "Correção do erro no campo de Inscrição Estadual dos registros 0140 e 0150".

O programa está à disposição desde 04.12.2020 e está disponível no portal do SPED (http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/5676) para download.

Faça o download através do link:

http://http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/efd-contribuicoes/programa-validador-da-escrituracao-fiscal-digital-das-contribuicoes-incidentes-sobre-a-receita-efd-contribuicoes-2

 

Postado em: 05/01/2021 14:28:06

Já aconteceu de você ir acessar aquele documento importante e ser surpreendido(a) com uma mensagem solicitando pagamento?

Espero que sua resposta tenha sido não.

Mas, afinal o que um ransomware?

Trata-se de um  software malicioso que infecta os arquivos da sua máquina e exibe mensagens de exigência de pagamentos para que a máquina seja "limpa" novamente. 

Os criminosos costumam pedir quantias de 100 a 200 U$. Isso mesmo pedem em dólares (alguns pedem em bitcoins).

E mesmo que o pagamento seja feito, nada garante que o problema será resolvido.

A Netspeed preparou algumas dicas para você se proteger:

Para evitar os temidos ransomware é recomendado que a utilização da máquina seja feita sempre com o "firewall" ativado, também é importante tomar cuidado com e-mails suspeitos e com sites duvidosos.

Também é importante ter um antivírus com uma boa reputação.

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível que se façam backups do sistema Netspeed com frequência (diária ou semanal, recomendamos).Todos os sistemas contam com a opção: Utilitários - Cópia de Segurança - Efetuar cópia geral. Lembrando que,  a cópia deve ser gerada em cada sistema instalado no servidor.


Ou melhor, caso já possua ou venha a se interessar em adquirir, o nosso sistema NetBackup, faz uma cópia completa de seus dados e nos envia uma cópia online, tudo automático e melhor, não necessitando parar de utilizá-los para que o backup seja feito.

Desta forma, com o netbackup, se tiver algum problema com esta ameaça, conseguimos recuperar seus dados de forma íntegra (é importante se manter atento e conferir esporadicamente a última cópia enviada do netbackup, se houver algum problema nosso suporte NetBackup estará à disposição).

 

Postado em: 05/01/2021 14:27:31

e-Commerce  é uma abreviação em inglês, que significa "comércio eletrônico", onde toda transação comercial tanto de compra e venda, acontece pela internet, através de algum dispositivo eletrônico (computador, smartphone, notebook, tablete, etc), em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.

Qual a diferença entre e-Commerce e Loja Virtual?

Loja virtual é uma das ferramentas do e-Commerce, se trata de um site em que o produto é exposto como se fosse uma "vitrine" de mercadorias. O cliente escolhe o que deseja comprar, coloca no carrinho virtual e depois finaliza a compra através dos meios de pagamentos disponíveis no site.

e -Commerce, é uma forma mais ampla de se trabalhar, onde o empreendedor pode disponibilizar seus produtos e/ou serviços através das lojas virtuais, ou criar seu próprio site, através de um endereço eletrônico com o domínio de sua loja registrado, e se dedicar para que seu negócio ofereça uma navegabilidade agradável, uma compra 100% segura e a garantia de que o cliente retorne à sua loja mais vezes.

Além das lojas virtuais, quando falamos em e-Commerce, estamos incluindo também outras plataformas em que é possível gerar uma venda online, através de parcerias, como:

Marketplaces - Reúne diversos lojistas em uma única plataforma, como se fosse uma espécie de intermediador entre vendedor e cliente (ex. Amazon, Mercado livre, etc.);

Redes sociais - Meios de divulgação, que direciona o cliente para o site do produto divulgado (ex. Facebook, Instagram, etc.).

Resumindo: Todo tipo de varejo e compras online, bem como transações eletrônicas, é um e-Commerce.

 

 

Fontes:

 


https://www.climba.com.br/blog/o-que-e-e-commerce-loja-virtual/#:~:text=E%2Dcommerce%20%C3%A9%20a%20abrevia%C3%A7%C3%A3o,pela%20internet%2C%20o%20que%20fazer%3F

https://www.geradordeideias.com/blog/qual-a-diferenca-entre-e-commerce-e-loja-virtual/

 

Postado em: 29/12/2020 14:09:05

Diante do cenário atual, nos deparamos com muitas dificuldades, e uma delas foi a falta de exercícios físicos, uma vez que as academias estão fechadas a recomendação é que fiquemos em casa! Tudo isso contribui para que as pessoas acabem ficando sedentárias.

Para que isso não aconteça, abaixo mostramos algumas opções para que você possa praticar dentro da sua casa.

 

 

O que significa ser sedentário?

 

Este estilo de vida é um fator de extrema atenção para nossa saúde física e mental.

Consiste em nada mais que a falta da prática de exercícios físicos, o que consequentemente diminui os gastos calóricos de uma pessoa.

 

 

Muitas vezes o sedentarismo vem acompanhado de uma alimentação incorreta, e está diretamente ligado ao ganho de peso, o que sabemos que pode trazer muitos malefícios a nossa saúde, como, por exemplo, o aumento da pressão arterial, glicose e gordura no sangue. Tudo isso pode acarretar a existência de doenças cardiovasculares e metabólicas (hipertensão e diabetes), e podemos ver diante da pandemia do Coronavirus que são doenças com o pior prognóstico nos pacientes.

 


Qualquer atividade física é muito importante, pois melhora o sistema imunológico, e não existe a obrigação de ser necessariamente a musculação, corrida, lutas, entre outros. A limpeza de casa, brincadeiras com nossos animaizinhos de estimação e até mesmo uma caminhada em um espaço isolado são exemplos de exercícios que podem ser praticados. O importante nesse momento é que os exercícios não sejam praticados em lugares com fluxo de pessoas.

 

 

Além disso, temos a dança! Uma excelente atividade física, além de ser um momento divertido onde as pessoas costumam se distrair e aliviar o estresse do dia a dia. E o melhor de tudo é que para praticar basta escolher um espaço ou até mesmo arrastar o sofá e colocar a música.

 

 

Os alongamentos simples ajudam no combate ao estresse e também são de extrema importância no início e finalização dos exercícios para evitar lesões.

 

Exercícios de fortalecimento muscular, como levantar-se e sentar-se na cadeira algumas vezes seguidas, subir escadas, agachar para pegar objetos ou carregar sacolas com pouco peso (sempre dentro dos limites do próprio corpo) são opções um pouco mais improvisadas que podem fazer a diferença dentro de casa.

 


Recordar brincadeiras do passado também é de grande importância para ajudarmos no auxílio com as crianças ou filhos.
Diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, em nossas casas podemos praticar atividades físicas que antes eram feitas em academias e parques.

 


A prática regular de atividade física pode oferecer também benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar. Esse fator é importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.

 


As vantagens valem para crianças, adultos e idosos. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar!
Assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização.

 


Atualmente, existem muitos profissionais da área que estão disponibilizando aulas de todos os tipos de exercícios no YouTube ou até mesmo nas redes sociais.

 

 

Fontes:

https://www.portal.cardiol.br/post/atividade-f%C3%ADsica-durante-a-pandemia-de-coronav%C3%ADrus

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/como-fica-a-pratica-de-atividade-fisica-durante-a-pandemia-de-coronavirus#:~:text=S%C3%A3o%20recomendadas%20atividades%20f%C3%ADsicas%20de,op%C3%A7%C3%B5es%20divertidas%20para%20os%20adultos.

 

Postado em: 29/12/2020 14:08:17

O Linux está sempre presente.

Provavelmente você já deve ter utilizado algum Sistema Linux ou baseado nele. Sim, se você já usou um sistema Android, um MacOs, IOS ou se simplesmente já configurou o roteador da sua casa, você possuiu uma vivência com o sistema. Linux não é somente um sistema operacional, mas sim uma nomenclatura dada a sistemas baseados no Kernel Linux, que é um software disponível para modificações onde várias empresas criam suas próprias distribuições.

O Linux vs. Sistemas Netspeed

Infelizmente, a arquitetura do sistema operacional Linux não é compatível com grande parte dos sistemas criados para Windows, com a exceção de alguns deles que lançam versões específicas para o Linux.

No caso dos sistemas Netspeed, um Linux pode ser utilizado como servidor de armazenamento de dados dos sistemas, mas não se consegue utiliza-lo  de fato como programa, pois nosso sistema Netspeed depende de funções e recursos do Microsoft Windows (Framework , por exemplo, é uma destas funções), e foi desenvolvido e planejado para serem executados em computadores com sistema operacional Windows, caso contrário, o programa não funcionará.

Mas, como dito, um Linux pode ser o servidor de armazenamento dos arquivos do nosso sistema, aonde os terminais que forem Windows, conseguem executar o sistema que está armazenado no Linux.

Agora, por que utilizar o Linux como Sistema Operacional de uso pessoal?

1 - O Linux é gratuito

O fato mais chamativo dos Sistemas Operacionais Linux é o fato da maioria das plataformas serem gratuitas, onde você pode escolher a distribuição que mais agrada sua necessidade e não precisa se preocupar com pirataria ou a expiração de licença. Existe a mais ampla gama de distribuições, sendo elas desde utilização para desktop, servidores e até sistemas voltados para segurança de rede, ou seja, existem inúmeras utilizações e aplicações para cada caso.

Em relação aos softwares, as distros possuem uma infinidade de softwares também gratuitos em seu repositório de pacotes nativo e conta com uma grande quantidade de softwares disponíveis para serem baixados e instalados pela internet, incluindo softwares de desenvolvimento, jogos, escritório, editores de vídeo e muito mais.

2 - Portabilidade - Sistema operacional Linux

Grande parte dos sistemas operacionais tentam utilizar o mínimo de recurso possível da máquina. Nas distros Linux existem sistemas com interface gráfica amigável que utilizam apenas 512MB da memória RAM, além do fato que podem rodar até mesmo em um pendrive com pouco espaço de armazenamento.

Existem plataformas já desenvolvidas para rodar sistemas Linux nativamente consumindo o mínimo de recursos possível como o Raspberry Pi, um computador "portátil" que pode ser utilizado com um cartão de memória comum como armazenamento e custa em média de R$ 200,00.

O Linux é muito utilizado em servidores também graças ao fato de consumir pouco recurso de hardware da máquina, tendo como prioridade o desempenho dos serviços.

3 - Personalizável - Linux como sistema operacional

Com uma variedade de ambientes gráficos, você consegue deixar o sistema do seu próprio jeito, podendo mudar para uma melhor performance de suas atividades fim, até a customização da parte gráfica, onde podemos alterar desde a barra de menu até a Splash screen.

Mesmo sem utilizar ambientes gráficos é possível inserir customizações em servidores utilizando alguns recursos nativos, por exemplo, a alteração da exibição da linha de comando deixando mais claro a utilização, adicionar banners de indicação para serviços de acesso remoto, sem limites a utilização.

4 - Segurança

Os servidores baseados em Linux possuem a capacidade de serem flexíveis o bastante para atender uma gama necessidades executando desde serviços de firewall até servidores web. As distribuições deixam claro ao usuário o que está sendo utilizado no sistema, é muito difícil que o usuário comum consiga executar algo que destrua o sistema sem a visualização prévia do conteúdo. Um outro fator levado em consideração pelas empresas ao utilizarem Linux é a baixa existência de vírus funcionais quando comparado com o sistema Microsoft Windows, já que devido ao seu sistema de permissionamento, o usuário comum fica mais restrito a executar ações/scripts que possam ser prejudicial ao sistema operacional, tornando-se assim mais seguros.

Não existindo assim a necessidade evidente da utilização de um software de antivírus, somente que mantenha um serviço de firewall ativo na máquina para que gerencie tentativas de acesso remoto.

5 - Ótimo sistema para desenvolvimento

Linux já vem por padrão com interpretadores e compiladores de várias linguagens, por exemplo, o gcc, python, shell, além de algumas distribuições já possuírem também por padrão um ambiente de desenvolvimento nativo. Se você procura aprender programação, usar linux é uma ótima opção.

6 - Linux também roda jogos

Há muito tempo que não existe mais a famosa frase "Linux não roda jogos". A Steam e várias outras plataformas já desenvolveram sistemas próprios para rodar seus jogos em sistemas, Linux. Mesmo a plataforma não possuindo todos os jogos que rodam no Windows, é possível contar com uma grande variedade que acabam rodando no Linux consumindo ainda, menos recursos da máquina devido a utilização do sistema. Grandes franquias como, Counter Strike GO, Dota, Team Fortress 2, Terraria, Borderlands conseguem ser executadas com sucesso na plataforma.

7 - Linux no ambiente de escritórios

O uso do Linux em escritórios é amplamente feito, principalmente como o papel de servidor de armazenamento de dados\sistemas, pois proporciona a segurança citada no item 4 - Segurança, deste artigo.

O uso de Linux como terminais de rede (estações de usuários), no caso dos sistemas Netspeed é inviável devido ao fato citado no início deste artigo,

8 - Automação

Linux também conta com ambientes perfeitos para automatização de tarefas. Ferramentas poderosas como Ansible, Puppet, Chef e Terraform possuem a capacidade de realizarem tarefas que antes eram manualmente realizadas para um novo ambiente totalmente configurado a partir de um script de configuração.

9 - Mercado

Segundo o site Lovemondays, um Analista de Infraestrutura Linux possui a média salarial de R$3.920, onde existem diversas certificações profissionais que podem levar o cargo a valores mais altos. Um profissional com certificações da Linux Fundation, RedHat ou Linux Professional Institute (LPI) é extremamente cobiçado pelo mercado, chegando a um teto salarial de aproximadamente R$10.000.

 

Postado em: 29/12/2020 14:07:58