Logo no início deste ano, a Receita Federal do Brasil publicou a solução de consulta nº 7081, que concede o direito aos créditos do PIS e da COFINS sobre vale-transporte para os contribuintes das indústrias e demais prestadores de serviços.


O documento em questão explica que o benefício não será aplicável apenas a empresas de limpeza, conservação e manutenção, conforme previsto nas leis sobre contribuições sociais. Mas, é preciso ressaltar que os gastos com vale-refeição, vale-alimentação, fardamento e uniformes permanecem restritos a estes setores.


Segundo a Receita Federal, o vale-transporte, que é fornecido pelas empresas a funcionários que trabalham diretamente na produção de bens ou na prestação de serviços, pode ser considerado como um insumo, por se tratar de uma despesa decorrente de imposição legal.


Anteriormente, a Receita mantinha sua posição contra a tomada de créditos dessas contribuições sobre gastos com vale-transporte. Porém, por meio de outra solução de consulta, de 2020, foi aberta a possibilidade de abatimento desses gastos para o transporte de funcionários.

 

 

Fonte: Portal Contábeis


 

 

Postado em: 18/03/2021 09:12:03

Você tem sentido algum destes sintomas: dispersão, estresse, ansiedade e/ou tensão?

Difícil é encontrar alguém que não sofra de algum destes males nos dias atuais!

O que acontece é que vivemos na era da "infoxicação" (palavra criada pelo físico espanhol?Alfons Cornellá?em 1996, que quer dizer: doença causada pela soma de informação com intoxicação).

Mas não se preocupe, pois há tratamento! 

 

Confira, abaixo, algumas dicas que poderão te ajudar a se livrar da infoxicação e a manter-se mais calmo, melhorando sua qualidade de vida:

 

  • Procure ler conteúdos que venham de fontes seguras e não confie em qualquer notícia postada nas redes sociais. Busque sempre saber a fonte de origem do assunto;
  • Programe o seu dia, sempre que possível. Isto o ajudará a evitar alguns imprevistos, que podem trazer estresse e tensão;
  • Evite passar o dia todo em contato com seu smartphone, determinando horários específicos para utilizá-lo, salvo exceções profissionais;
  • Faça alguns exercícios de respiração todas as vezes em que a ansiedade quiser se instalar: feche os olhos, puxe o ar pelo nariz bem lentamente, conte até 8 de forma pausada e solte o ar pela boca sem pressa;
  • Reserve um momento, se possível antes de iniciar o seu dia, para agradecer e fazer a sua oração. Ainda que seja breve, viva este momento com tranquilidade;
  • Pratique alguma atividade física que você goste. Há inúmeras opções! Movimente-se;
  • Não permita que sua vida seja mais virtual do que presencial.

 

Espero que este breve artigo lhe ajude a combater aquilo que tira a sua paz!

 

Termino com uma frase para reflexão: "Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta". (Carl Jung)

 

 

 

Fonte de pesquisa: https://tvbrasil.ebc.com.br/um-olhar-sobre-o-mundo/2018/08/um-olhar-sobre-o-mundo-06082018

 

 

 

Postado em: 02/02/2021 09:47:32

É comum surgir essa dúvida ao escrever uma redação ou redigir um texto, um e-mail, etc.
Há palavras que, por serem pronunciadas de forma unificada, podem trazer uma certa confusão no momento de serem escritas.
Veja, abaixo, alguns exemplos, e tire suas dúvidas!

Debaixo ou de baixo?
Ambas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes.
A palavra debaixo indica algo ou alguém que está numa posição verticalmente inferior, sendo sinônima de embaixo, sob, abaixo, por baixo e inferiormente.
Exemplo: A bola está debaixo da mesa.


A expressão de baixo, escrita de forma separada, é usada quando a palavra baixo assume a função de um adjetivo, caracterizando algo ou a função de um substantivo, se relacionando com a palavra cima.
Exemplo: Nossa sala fica no andar de baixo. (baixo se opõe a cima)

Agente ou a gente?
As duas formas estão corretas, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
A gente, escrito separado, é uma locução pronominal equivalente ao pronome pessoal reto nós. Ou seja, a gente = nós.
Exemplos: a gente vai; a gente espera, etc.
Agente, escrito junto, é um substantivo comum e se refere à pessoa que faz algo. Ou seja, agente = pessoa que faz algo.
Exemplos: agente secreto; agente da polícia, etc.

Afim ou a fim?
As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, com significados diferentes, devem ser usadas em situações diferentes.
A palavra afim é maioritariamente utilizada no plural: afins. Enquanto adjetivo, é sinônimo de semelhante, parecido, similar, análogo, conforme, próximo, vizinho. Enquanto substantivo, é sinônimo de parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, entre outras.
Exemplo, enquanto adjetivo: O espanhol é uma língua afim com o português.
Exemplo, enquanto substantivo: Para meu aniversário, convidarei parentes e afins.

A fim, separado, é utilizado na locução prepositiva a fim de, para indicar um propósito, uma intenção ou uma finalidade, sendo sinônima de: para, com a intenção de, com o propósito de. Em contextos informais, esta locução é muito utilizada com significado de estar com vontade, desejo ou interesse em alguém ou em alguma coisa.
Exemplo: Pedro está a fim de Laura.
Estes são apenas alguns exemplos, mas já nos dão um norte para discernirmos quando escrever palavras juntas ou separadas!

 

 

Fonte de pesquisa: duvidas.dicio.com.br

 

 

Postado em: 23/07/2020 15:00:01