A habilidade somente de delegar tarefas não é a única que um líder precisa possuir. O chamado líder do futuro deve ter algumas soft skills (habilidades comportamentais) essenciais para o bom andamento dos negócios.
As habilidades de liderança podem ajudá-lo em todos os aspectos de sua carreira, seja no momento de se candidatar a um novo emprego, até uma promoção dentro de sua empresa. Uma das habilidades sociais que os empregadores valorizam - a liderança - geralmente incorpora vários traços de personalidade e habilidades de comunicação diferentes que são úteis para qualquer pessoa, para aprender e praticar ao longo do tempo.
As habilidades de comunicação e de controle emocional são fundamentais para uma boa gestão das equipes. Além disso, as empresas se depararam com uma situação desafiadora, devido a pandemia do coronavírus, exigindo grande capacidade de antecipação e de adaptação por parte das lideranças.
Quais são as habilidades de liderança?
Habilidades de liderança são habilidades que você utiliza ao organizar outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Esteja você em uma posição de gerência de departamento, ou como líder de projeto, as habilidades de liderança exigem que você motive outras pessoas a concluir uma série de tarefas, geralmente de acordo com um cronograma. Liderança não é apenas uma habilidade, mas sim uma combinação de várias habilidades diferentes trabalhando juntas.
O que faz um bom líder?
Líderes eficazes são essenciais para qualquer organização. Eles podem ajudar a construir equipes fortes dentro de uma empresa e garantir que projetos, iniciativas ou outras funções de trabalho sejam realizadas com sucesso. Bons líderes precisam ter fortes habilidades interpessoais e de comunicação.
As principais habilidades de liderança
Habilidades sociais - Quase todas as soft skills positivas podem ser consideradas como sendo uma habilidade de liderança. Por exemplo, ouvir ativamente ajuda os líderes a concluírem os projetos, ouvindo as idéias e preocupações da equipe. A empatia, por exemplo, ajuda os líderes a entender como sua equipe se sente sobre o trabalho, o ambiente e as relações no local de trabalho.
Inteligência emocional desenvolvida - saber lidar melhor com pessoas difíceis ou mesmo com clientes mais exigentes. Assim como as habilidades sociais, os líderes que possuem inteligência emocional sabem como agir de forma melhor na resolução de problemas, conseguindo passar a confiança que a equipe e o cliente precisam para se sentirem satisfeitos.
Conseguir se antecipar - estar atento a tudo e possuir alta capacidade de análise, além de visão estratégica, é fundamental para a liderança, além de ter um conhecimento claro das metas da organização e saber o que é mais importante para os projetos do negócio.
Ser proativo - uma liderança proativa, é uma liderança que sabe agir - e preferencialmente sabe fazer isso antes que as coisas se tornem um problema. Isso implica possuir habilidades que contribuem para reduzir a probabilidade de eventuais situações indesejadas nos projetos e no ambiente de trabalho.
As habilidades citadas são características fundamentais para um líder do futuro, e podem ser a base para o avanço na carreira, tanto para gerentes quanto para os colaboradores. Empresas de todos os portes valorizam pessoas com características de liderança, o que significa que esse é um conjunto de habilidades que vale a pena desenvolver em qualquer setor.
Referências:
https://www.indeed.com/career-advice/resumes-cover-letters/leadership-skills
https://hsmuniversity.com.br/blog/lider-do-futuro/
https://blog.leaderrh.com.br/exemplos-praticos-de-inteligencia-emocional/
https://adira.com.br/blog/gestao-e-lideranca/lideranca-proativa/