A Receita comunicou que foram suspensos os débitos automáticos das prestações dos parcelamentos com vencimento em maio, junho e julho de 2020 em cumprimento a Portaria ME nº 201, de 11 de maio de 2020.


Essas parcelas tiveram seu vencimento prorrogado para o mês vigente (agosto), outubro e dezembro de 2020, respectivamente, em decorrência da pandemia da Covid-19. Portanto, constarão abertas até a nova data de vencimento e serão debitadas junto com as parcelas a vencer nos meses de agosto, outubro e dezembro, na conta corrente cadastrada. Entretanto, continuarão a incidir juros - Taxa Selic - até a data de quitação.


Se o contribuinte desejar pagar as parcelas, antes da nova data de vencimento, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) poderá ser emitido pela Internet, ou pelo Portal e-CAC. Lembrando que, a parcela deve ser emitida dentro do mês que será efetivamente paga.

 

 

Fonte: Receita Federal

 

Postado em: 25/08/2020 14:20:51

Você sabe qual a diferença e a melhor opção para sua empresa?

Objeto de discussões e correntes de opiniões, a apuração dos tributos das empresas com o regime de Caixa ou Competência deve ser adotada na abertura da empresa, considerando as tributações, tais como Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, sabendo-se que a opção trará mudanças significativas nas demonstrações contábeis e informações ao governo.


O regime de Caixa ou Competência pode ser adotado de acordo com a tributação da empresa, como exemplos: Lucro Real, a apuração deve ser feita pelo regime de Competência, artigo 13, § 2°, Lei n° 9.718/98, Lucro Presumido, pode ser Competência ou Caixa artigo 16 da Resolução CGSN n° 140/2018 e o Simples Nacional, também pode ser o regime de Competência ou Caixa.

Regime de Competência

O regime de competência retrata os fatos quando seus efeitos são produzidos, ou seja, no momento de sua ocorrência, independentemente do efetivo pagamento ou recebimento de valores, como por exemplo, no momento da prestação de serviços ou no momento da comercialização da produção rural, previsto no artigo 9°, da Resolução CFC n° 750/93.


Para fins trabalhistas deverá sempre ser observado o regime de competência, já que são considerados os fatos ocorridos dentro de determinado mês.


Para a folha de pagamento com fins previdenciários, também se usa o regime de competência, conforme artigo 52 da IN RFB n° 971/2009.

Regime de Caixa

O regime de caixa exibe o resultado financeiro da empresa em determinado período, por meio da diferença entre o recebido e o pago.
No regime de caixa, considera-se como data do fato gerador a do efetivo recebimento. Os fatos são reconhecidos somente no momento em que há o recebimento em caixa, no caso de receitas, e o desembolso de dinheiro para as despesas.


A apuração do imposto de renda retido na fonte para empresas que adotaram regime de caixa deve ser feita por ocasião de cada pagamento, no mês e, se houver mais de um pagamento pela mesma fonte pagadora, a soma total dos rendimentos, compensando os valores deduzidos anteriormente de acordo com artigo 58 da IN 1500 de outubro de 2018 e o parágrafo 2º do decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018.

 

Postado em: 25/08/2020 14:19:26

Em 05 de agosto foi sancionada a lei que permite ao governo federal parcelar débitos fiscais das pequenas e microempresas, enquadradas no Simples Nacional. De acordo com a Lei Complementar 174, de 2020, poderão ser negociadas as dívidas com a União em fase de cobrança administrativa, já inscritas na dívida ativa e em cobrança judicial. As novas regras são originárias do PLP 9/2020, que tem como objetivo ajudar pequenos empreendimentos afetados pela pandemia de covid-19.


A nova lei estende às empresas sob o regime de tributação Simples Nacional os benefícios da Lei do Contribuinte Legal (Lei 13.988, de 2020): descontos de até 70% sobre multas, juros e encargos e prazo de até 145 meses para pagamento do débito. Já as firmas maiores podem ter desconto de até 50% e prazo de até 84 meses.


A Lei do Contribuinte Legal só não se aplica aos débitos de ICMS, imposto estadual, e ISS, municipal, cuja cobrança esteja a cargo de estados e municípios em razão de convênio com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

 

 

Fonte: Agência Senado

 

Postado em: 25/08/2020 14:16:40

O que é absenteísmo?


No âmbito trabalhista essa expressão vem para relatar as ausências dos empregados de suas funções, seja ela de forma física ou mental, nos dois casos, essas ausências trazem impactos negativos sobre a produção da empresa.

 

Absenteísmo Físico


O empregado deixa de comparecer na empresa por causas pessoais ou profissionais como exemplos nos próximos tópicos.


Absenteísmo Mental


O empregado comparece na empresa, no entanto não produz, se sente desmotivado por razões particulares, excesso de trabalho por cobrir a ausência de outros empregados ou até mesmo o trabalho sob pressão.

Quais são as causas?

O absenteísmo de uma empresa pode ser causado por diversos motivos, sendo eles: pessoais, familiares, dificuldades financeiras, má-fé do empregado, insatisfação no trabalho causadas por excesso de regras, falta de transparência e política de conduta.
As causas do absenteísmo estão ligadas a satisfação no trabalho, dessa forma cumpre as empresas analisar as razões das faltas dos empregados conforme a sua cultura e gestão.

Consequências

O alto índice de absenteísmo traz como consequências o aumento de rotatividade de empregados, baixa qualidade, redução na produção e prejuízos financeiros. 
Um estudo feito pela Gallup-Healthways Well-Being Index, com 94 mil profissionais em 2013, publicou um rombo, anual de 84 bilhões com absenteísmo.
Isso, porque os custos diretos e indiretos com a reposição de mão de obra, gerenciamento do absenteísmo e baixa qualidade afetam a produção da empresa. Além de sobrecarregar empregados que precisam fazer horas extras para cumprir a ausência de empregados faltantes.

 


Como apontar essas ausências?


Os motivos que levam os empregados a se ausentar de suas funções e devem ser levados em consideração para o apontamento do absenteísmo são:

- faltas injustificadas ou justificadas, previstas no (artigo 473 da CLT);

- atrasos, saídas antecipadas (artigo 58 da CLT);

- suspensões disciplinares (artigo 482 da CLT);


- desconto do descanso semanal remunerado (artigo 10º, parágrafo 2º do decreto 27048/49);


- atestados médicos parciais ou integrais (artigo 6º, parágrafo 1º, alínea 'f' da Lei 605/49, causados por doença comuns, ocupacionais ou acidente de trabalho;


- atestado para acompanhamento dos filhos (artigo 473, XI, da CLT e precedente normativo nº 95 do TST.
Ressaltamos que, o não há menção do absenteísmo na legislação e o mesmo pode ser calculado de diversas formas.
O absenteísmo pode variar de empresa para empresa, segue uma fórmula abaixo para apurar o percentual mensal:

Total de atrasos/faltas no mês / total de funcionários ativos (excluindo o funcionário de licença e férias) x total de dias trabalhados x 100 = índice de absenteísmo.

 

Como reverter


Sabemos o que é o absenteísmo, as causas, consequências e agora vamos abordar algumas soluções para redução desse índice:

- exames periódicos de saúde;
- reduzir a quantidade de horas extras;
- verificar se as condições de trabalho estão de acordo com a função do empregado;
- garantir locais de trabalhos apropriados para empregados com limitação física;
- realizar treinamentos de empregados e lideres de forma profissional e pessoal;
- estimular a assiduidade e qualidade de produção dos empregados por meios de bonificações;
- punições com advertências e suspensões para falta de assiduidade quando se tratar, comprovadamente, má-fé ou desídia (artigo 482 da CLT);
- verificar no processo de seleção se o candidato é compatível as funções e cultura organizacional da empresa;
- pesquisa de clima organizacional, verificando como os empregados se sentem e as sugestões de melhorias;

 

Postado em: 20/08/2020 14:34:51

Foco é importante, mas se você não for receptivo a ideias e influências novas, pode acabar limitando sua criatividade. Não é só uma questão de se afastar dos problemas cotidianos, mas sim sobre ir além da sua rotina normal para liberar propositalmente sua mente e abrir caminho para novas ideias.

Com os prazos cada vez mais apertados, e colegas, líderes e gerentes solicitando feedback de status das tarefas constantemente, sempre há motivos para ficar de cabeça baixa e reservados. Devido a isso, são apresentadas abaixo, quatro estratégias simples para se tornar mais aberto à inspiração, cada uma com sua própria "dica de tempo" para que você possa se encaixar no seu dia-a-dia, sem complicações.


1. Permita-se a algo novo
Fazer pausas no seu dia de trabalho incentiva novos pensamentos a penetrar. Enquanto sua mente relaxa, mantenha um diário ou livro de anotações à disposição, onde você possa capturar seus pensamentos, por mais aleatórios que possam parecer. As ideias e imagens registradas podem não estar relacionadas ao trabalho que você está realizando no momento, mas essa prática simples de atenção o ajudará a pensar de novas maneiras, o que pode levar a ser mais inspirado em tudo o que você faz.
Dica de tempo: Crie tarefas pequenas.


Divida cada um dos seus projetos de trabalho em tarefas pequenas e gerenciáveis, chamadas de "etapas" ou "próximos passos". Por exemplo, digamos que você precise criar uma apresentação. Isso pode lhe dar algumas pausas ao longo do dia, pelo menos uma das quais você pode usar para adicionar ao seu diário.


2. Procure perspectivas diferentes
Você já utilizou o seu telefone para fazer algo relacionado ao trabalho e perdeu meia hora em um período crítico, visualizando redes sociais?


Os psicólogos da Texas A&M University descobriram que as pessoas geralmente são mais inspiradas quando olham para o trabalho de outras pessoas que são semelhantes a si mesmas, porém mais bem-sucedidas. Tente misturar algumas coisas diferentes, procurando profissionais fazendo ou dizendo coisas interessantes relevantes à sua linha de trabalho. Analise suas contas das redes sociais para que, na próxima vez que você acessar seu telefone, recebida conteúdo inovador relacionado à sua área de atuação. Dessa forma, você ainda estará relaxando nas redes sociais, mas com a vantagem de ver algum material inspirador.
Dica de tempo: Técnica Pomodoro


Se você já faz pausas aleatórias nas mídias sociais ao longo do dia, pode continuar fazendo isso sem culpa, mas de forma consciente. Se você não quiser perder tempo demasiadamente com isso, tente utilizar a técnica Pomodoro.


3. Pratique sem pressão
Segundo Thrash e Elliot, indivíduos inspirados tendem a ter suas melhores ideias depois de trabalharem no domínio de suas habilidades. Por exemplo, se você é um gerente com problemas para motivar sua equipe, pesquise artigos sobre psicologia e motivação. Reservar tempo para esse tipo de prática, longe das pressões do local de trabalho, permite que você se desenvolva em seu campo sem se preocupar em cometer erros.
Dica de tempo: Marque um horário consigo mesmo.


Para criar um bloco de tempo em que você possa trabalhar para desenvolver suas habilidades, verifique sua agenda no início de cada semana de trabalho. Encontre pelo menos 30 minutos de tempo livre e reserve-o, para que seus colegas de trabalho vejam que, durante esse período, você não está disponível. Assim, você tem um espaço sagrado em sua semana, onde pode refinar suas habilidades relacionadas ao trabalho.


4. Quando a inspiração vier, receba-a de braços abertos
Uma das melhores maneiras de estar aberto à inspiração é não ficar fechada a ela.
Se você nunca conseguiu ter um insight de ideias, não se preocupe. Isso acontece com o melhor de nós. Para lidar com isso, mantenha sempre em mãos as ferramentas para registrar isso. Se você preferir ficar off-line após o dia de trabalho, leve consigo um caderno físico ou coloque alguns nos diferentes locais de sua casa, para facilitar o registro de ideias no momento em que elas chegam.
Dica de tempo: O poder do "não".


Crie espaços de manobra em sua agenda para ter mais liberdade de refletir e para capturar boas ideias, mesmo que elas venham em momentos inconvenientes. Para fazer isso, proteja sua agenda dizendo "não" com mais frequência. É mais fácil falar do que fazer, mas lembre-se de que você não é obrigado a deixar que outras pessoas escolham o que você tem que fazer a qualquer momento ou até mesmo aceitar todos os convites de reuniões de última hora.


Como você não pode controlar quando a inspiração vem, você pode controlar estar ou não aberto a novas experiências, sua vontade de buscar perspectivas diferentes e sua dedicação ao seu trabalho, o que pode fazer com que novas ideias estejam mais propensas a surgirem.

 

Adaptado de: Break the Monotony to Spark Inspiration
Disponível em: https://evernote.com/blog/break-monotony-to-spark-inspiration/

 

Postado em: 20/08/2020 14:32:19