Atualmente as empresas estão se preocupando com seus colaboradores e investindo cada vez mais em inteligência emocional. Esse recurso se faz necessário no ambiente de trabalho para entender a diferença de personalidade buscando identificar com um olhar atento a diferença entre Líder e Chefe.

É muito comum encontrar no ramo empresarial Líder e Chefe. As empresas estão abordando esse aspecto de liderança nas organizações e graduações na área de gestão, com o intuito de comparar essas personalidades.

A liderança consiste na distribuição de tarefas e dá vazão a tomada de decisões aos colaboradores envolvidos na ação.

O Líder:

O líder tem que ser comprometido com a equipe, estar atento as dificuldades de seus colaboradores, ser realizador e principalmente ser ético com seu time. Esta é a atitude esperada de um líder.

"Ser um líder significa ser capaz de influenciar e inspirar aos outros, para fazer o melhor deles. É uma pessoa que lidera os outros pelo exemplo, tem uma visão e permanece comprometida com seus objetivos".

O Chefe:

Já o chefe é aquele que dita as ordens e alguém obedece.

 "Ser chefe significa que está no comando de uma equipe ou de toda a organização. Um chefe deve atribuir tarefas, ter controle sobre os funcionários e tomar decisões cruciais".

Na maioria das vezes agi com autoritarismo, impondo somente suas ideias, ameaçando e apontando pessoas e culpados para os problemas da empresa que, muitas vezes, são causados pela má gestão dos chefes ou diretores.

 

Em alguns casos podemos analisar os dois lados: com um olhar mais atento para a realidade que estamos vivendo podemos dizer que nem todo chefe é um líder e nem todo líder é chefe.

Então se você deseja ser um bom chefe, seja primeiro um bom líder. Olhe para sua equipe com empatia e entenda a necessidade de cada colaborador. Seja proativo na liderança para que seja exemplo para os outros. Pois dessa forma o rendimento da empresa será outro, e o sucesso será alcançado.

Fonte: http://culturacolaborativa.socialbase.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Revista-Digital-Cultura-Colaborativa-Edicao-Agosto15.pdf

http://staub.com.br/diferencas-entre-chefe-e-lider-segundo-a-lei-do-sucesso/

http://www.clicrn.com.br/2019/02/12/a-diferenca-entre-ser-um-chefe-e-um-lider-de-uma-empresa/

 

Postado em: 14/01/2021 11:31:12

Desde o dia 12 novembro 2020, está disponibilizado o leiaute do eSocial Simplificado. Este novo leiaute estava previsto na Lei n.º 13.874/19 e estará em operação a partir de 10/05/2021.

Neste mesmo sentido, o eSocial se tornará mais intuitivo e amigável para o seu uso pelo empregador doméstico e pelas pequenas empresas. Estão sendo eliminados ou simplificados alguns campos relativos às informações trabalhistas para tornar menos oneroso o preenchimento pelas empresas.

Com esta simplificação houve uma redução em mais de 30% do número de campos, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos ou a transmitir pelas empresas.

Eventos excluídos:

S-1030 - Tabela de Cargos/ Empregos Públicos: EXCLUÍDO;

S-1035 - Tabela de Carreiras Públicas: EXCLUÍDO;

S-1040 - Tabela de Funções/ Cargos em Comissão: EXCLUÍDO;

S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho: EXCLUÍDO;

S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho: EXCLUÍDO;

S-1070 - Tabela de Processos Adm./Judiciais (dispensada?quando a matéria do processo for autorização de trabalho de menor, dispensa de contratação de PCD ou?aprendiz, segurança e saúde no trabalho, conversão de licença saúde em acidente do trabalho. Será?obrigatória apenas?quando a matéria do processo for tributária,?FGTS?ou?contribuição sindical);

S-1250 - Aquisição de Produção Rural: EXCLUÍDO;

S-1295 - Fechamento em contingência: EXCLUÍDO;

S-1300 - Contribuição sindical  Patronal: EXCLUÍDO;

S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional: EXCLUÍDO;

S-2250 - Aviso Prévio: EXCLUÍDO;

S-2260 - Convocação para Trabalho Intermitente: EXCLUÍDO;

O novo sistema segue as seguintes premissas:

- Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias;

- Não solicitação de dados já conhecidos;

- Eliminação de pontos de complexidade;

- Modernização e simplificação do sistema;

- Integridade e continuidade da informação;

- Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais.

Já as informações que foram enviadas seguindo a versão antiga, não precisam ser reenviadas na nova versão simplificada. Ou seja, o eSocial simplificado aproveitará todas as informações recebidas pelo eSocial anterior ao novo leiaute.

Em resumo, o que muda:

O eSocial Simplificado traz as seguintes novidades para os usuários:

- Redução do número de eventos;

- Expressiva redução do número de campos do leiaute, inclusive pela exclusão de informações cadastrais ou constantes em outras bases de dados (ex.: FAP);

- Ampla flexibilização das regras de impedimento para o recebimento de informações (ex.: alteração das regras de fechamento da folha de pagamento - pendências geram alertas e não erros);

- Facilitação na prestação de informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;

- Utilização de CPF como identificação única do trabalhador (exclusão dos campos onde era exigido o NIS);

- Simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos.

 

Postado em: 14/01/2021 11:23:24

Atualmente, a tecnologia representa uma peça fundamental para o bom funcionamento dos processos da empresa e do sucesso dos negócios.

 

As falhas e interrupções no sistema podem prejudicar a produtividade de todos os departamentos da empresa, causando enormes perdas financeiras.

 

Contando com a estabilidade da tecnologia a empresa não corre o risco de problemas que afetam seu dia a dia. Antes mesmo que qualquer falha afete o sistema medidas preventivas e assistenciais podem ser tomadas, o que é mais benéfico para a empresa.

 

Portanto, a realização de manutenção preventiva é vista como uma estratégia importante para manter o serviço funcionando de forma eficaz.

 

A manutenção preventiva pode trazer muitos benefícios para as organizações, pois podem detectar problemas antes que eles ocorram, para que possam reparar equipamentos e sistemas antes que causem danos.

 

Além disso, eles trazem uma economia considerável para a organização porque o custo das medidas preventivas regulares é muito menor do que o custo de itens e equipamentos danificados que precisam ser consertados ou substituídos.

 

Como fazer a manutenção preventiva?

 

Para executar essa tarefa, primeiramente a TI, deve estar preparada para monitorar regularmente todos os dispositivos e sistemas e garantir que estejam funcionando corretamente.

 

Dessa forma, a equipe é responsável por manter o sistema operacional e o 'software' sempre em execução na versão mais recente, atualizando e verificando o 'software' antivírus, limpando e desfragmentando os discos, realizando 'backups' regulares, entre outras tarefas.

 

Além de realizar procedimentos técnicos, os funcionários responsáveis pela manutenção preventiva também devem verificar outros funcionários da empresa e observar as práticas de cada um, para que assim possam dar conselhos úteis sobre como usar e proteger o equipamento.

A falta da manutenção preventiva também pode levar à perda de dados importantes da empresa, redução da produtividade e graves falhas operacionais.


Para que problemas semelhantes a esse, não venham ocorrer, é necessário:

 Verificação de vírus, exclusão de programas maliciosos, acesso não autorizado e outros resíduos eletrônicos são alguns dos processos realizados na manutenção. Por meio dela, é possível melhorar a funcionalidade dos equipamentos da empresa, evitando assim a perda de dados e trabalhos realizados nessas máquinas.

 A limpeza contínua dos dispositivos conectados, incluindo periféricos, ajuda a manter os vírus e outras ameaças afastados, aumentando assim o nível de proteção. Além disso, é necessário monitorar a limpeza externa de todos os equipamentos, pois, por exemplo, o excesso de sujeira pode superaquecer peças como resfriadores, afetando diretamente seu desempenho.

A manutenção preventiva pode ser realizada por meio de terceirização para evitar encargos internos de TI. Portanto, empresas especializadas podem ser contratadas para a execução dos serviços. Geralmente, o custo desse recrutamento é menor que o custo direto para a equipe interna.

Contudo, os procedimentos preventivos são considerados a forma mais barata e eficaz de corrigir falhas antes mesmo que elas apareçam ou causem mais danos, pois, além de reduzir custos, também podem estar diretamente ligado à conveniência da organização ao organizar o tempo de execução do processo, de forma que não atrapalhe a produtividade dos funcionários como no caso da manutenção corretiva na empresa, no momento em que o problema ocorre, independentemente de a pessoa estar trabalhando ou não.

 

Postado em: 14/01/2021 10:48:24

Nos dias de hoje, onde a segurança dos nossos dados se tornou primordial, visto que ocorre a cada dia novos ataques de criptografia, o famoso Ransomware, ou até outros tipos de vírus que estão em constante evolução, portanto,  devemos nos preocupar ainda mais em nos proteger desses ataques.

Pensando nisso, manter um Sistema Operacional na sua última versão, com as atualizações sempre sendo feitas, é de suma importância, pois, por exemplo o Sistema Operacional Windows, sempre que tem uma proteção a esse vírus, disponibiliza uma atualização de segurança tentando evitar novas infecções.

Em paralelo a isso, ter um antivírus também é outra forma de proteger quantos a esses ataques, sempre desconfiar de um e-mail com anexos, download de softwares de sites desconhecidos, tomando esses cuidados estará menos sucessível a esses problemas.

Um outro ponto relacionado a manter o sistema operacional atualizado, está em relação ao próprio funcionamento do sistema, como melhorias, correções de alguns bugs, mantendo o framework atualizado, visto que ele é requisito para vários softwares que dependem dele, inclusive o software da Netspeed, mantendo-o atualizado reduz as chances de problemas relacionados ao mesmo.

Outro benefício em manter seu SO atualizado, é em relação aos emissores de notas, que sempre utilizam dessas atualizações de segurança e muitas vezes os erros ao tentarem emitir, pois, faltam tais atualizações.

Como verificar se há atualizações para o Windows 10

Passo 1: abra o menu "Iniciar" do Windows 10 e selecione o item "Configurações".

 

 

Passo 2: em seguida, selecione a opção "Atualização e Segurança".

Passo 3: na seção "Windows Update", clique em "Verificar se há atualizações".

 

 

Passo 4: caso não haja atualizações, a mensagem "Você está atualizado" será exibida.

Passo 5: caso exista alguma atualização pendente do sistema, a mensagem "Atualização de recursos para o Windows 10..." será exibida, então, clique no item "Baixar e instalar" para iniciar a atualização do sistema.

Passo 6: espere o download da atualização ser concluído e reinicie o PC, ou agende uma reinicialização para poder finalizar o procedimento.

 

 

 

Postado em: 12/01/2021 11:32:21

Comunicação, do latim communicare, é a necessidade de qualquer ser de compartilhar, trocar opiniões e mensagens, através de sinais, gestos ou palavras. Este processo consiste na transmissão de informações entre um emissor e um receptor, que interpreta determinada mensagem e a responde. 

No ramo empresarial, este processo ocorre entre a organização e o público - seja ele interno ou externo - transmitindo informações, a fim de melhorar a imagem, aumentar o engajamento do público com a organização e alcançar resultados. 
 A comunicação empresarial ocorre em diversas classes sociais e atinge pessoas de diferentes personalidades, crenças e necessidades.

Tavares (2007) cita que a comunicação empresarial ocorre "entre a organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e sociedade em geral".
 Mas, a quem se destina a comunicação empresarial?

 

Público Interno

Para atingir seus objetivos, a organização depende do bom desempenho de seu público interno, que são seus colaboradores, fornecedores e parceiros. 

Segundo Marques (1996) a comunicação interna é um conjunto de atividades efetuadas por uma organização para a criação e manutenção de boas relações com e entre os seus membros, através do uso de diferentes meios de comunicação que os mantêm informados, integrados e motivados para contribuir com o seu trabalho, para que se alcancem objetivos organizacionais.

A comunicação empresarial interna pode ser realizada através de comunicação aberta e direta, de forma vertical (entre superiores e subordinados), horizontal (entre colaboradores de mesmo nível hierárquico) e transversal (entre todas as direções e níveis), prezando pela transparência e trabalho em equipe.

Alguns exemplos são: reuniões presenciais regulares, comunicados on-line, e-mail corporativo, redes sociais e etc.

 

Público Externo

A comunicação empresarial externa consiste na divulgação e disseminação de informações para o público externo da organização, com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. É importante ter cautela e saber se posicionar perante a esse público, visto que se tratam de consumidores satisfeitos ou insatisfeitos. 

Além de propaganda, pode ser feita através de assessoria de imprensa, branding, gestão de redes sociais, campanhas institucionais, relações públicas e etc.

Kotler (2008) cita que para um processo comunicativo eficaz, existem oito etapas que devem ser respeitadas: 

1 - Determinação do público-alvo; 

2 - Determinação dos objetivos de comunicação;

3 - Desenvolvimento da mensagem;

4 - Seleção dos canais de comunicação;

6 - Decisão sobre o mix de comunicação;

7 - Mensuração dos resultados;

8 - Administração do processo de comunicação integrada de marketing.

Ao ser definida a abordagem do público e o posicionamento da organização perante a eles, os benefícios para a instituição serão:


Bom relacionamento e clima organizacional

Uma instituição com comunicação ordenada, desenvolve colaboradores que se identificam, se sentem parte da instituição e que darão o seu melhor, engajados com os objetivos. Promove motivação, comprometimento, permitindo que a empresa atue de forma integrada, proporcionando maior produtividade; além de evitar ruídos internos. 

 

Melhora na imagem da empresa

Colabores satisfeitos internamente, repassam isso para o público externo. O respeito e credibilidade se torna mútuo, dada a identificação do público com a organização.
 
Precisão nos processos

O número de falhas nos processos é reduzido, há interação e os colaboradores sabem o que deve ser feito. Estes se sentem mais responsáveis e realizam suas atividades de maneira prática e objetiva.

 

Destaque no mercado

É construída uma ligação entre o mercado e a instituição, fortalecendo sua reputação e posicionamento, se destacando entre os concorrentes.

 

Geração de resultados

Em consequência, os resultados financeiros serão impactados de forma positiva.  Estudos feitos pela companhia americana Willis Towers Watson, revelam que uma comunicação empresarial eficaz proporciona uma valorização de 47% na bolsa de valores, em um período de 5 anos, comparado com empresas que não investem em comunicação.

 

Comunicação Empresarial em tempos de pandemia

Embora seja um período de muitos desafios, o que a princípio foi um grande impacto, se tornou um meio para muitas instituições reformularem suas estratégias e desenvolverem novas ações que gerem maior identificação de seus públicos ao propósito da instituição.

Foi preciso criatividade e rápida adaptação, onde foram empregadas formas de comunicação não utilizadas anteriormente. Na modalidade home-office, as ferramentas de gestão e comunicação digital mostram-se cada vez mais indispensáveis para as rotinas corporativas e até mesmo pessoais, tornando-se essenciais para a comunicação com seu público interno e externo.

 

Fontes de pesquisa:

https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/4451/5/TCCG%20-%20Jornalismo%20-%20Da%C3%ADse%20Cristina%20de%20S%C3%A1%20Pinheiro.pdf

http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/IComunica.pdf

https://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/feedback.html

https://www.unimonte.br/blog/comunicacao-externa-e-interna-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/

https://eadbox.com/importancia-da-comunicacao-empresarial/#Profissionais_engajados

 

Postado em: 12/01/2021 11:27:59